UC desafia a responder “Porque Quero Ser Engenheira/ Inventora/Cientista…” em concurso de vídeo e imagem

Concurso, no âmbito do projeto Equal.STEAM, é dirigido a alunas do Ensino Superior. A primeira fase de candidaturas está aberta até 26 de junho.

MC
Marta Costa
09 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

És aluna do Ensino Superior? Com o objetivo de "sensibilizar para a integração de raparigas e mulheres em áreas STEAM e para a desconstrução de estereótipos de género, bem como estimular a criatividade e informar sobre as possibilidades associadas aos cursos STEAM, nomeadamente ao nível dos contributos para a consecução de mudanças nos contextos sociais, económicos e culturais", a Universidade de Coimbra (UC), através do projeto Equal.STEAM abriu o concurso de vídeo e imagem “Porque Quero Ser Engenheira/ Inventora/Cientista…”.

De acordo com uma das responsáveis pelo concurso, Ana Santos Carvalho, "cada vez mais as jovens gostam de redes sociais e mostrar o que fazem nas redes". Através da imagem e do vídeo, acredita que o concurso "é uma forma de aliar aquilo que as jovens fazem, que é tirar partido do seu dia-a-dia e das suas experiências, e traduzi-las na forma de imagem e vídeo". "Não só estamos a motivar a sua criatividade como também estamos a criar conteúdo", defende Ana Santos Carvalho.

O estímulo à criatividade é, por isso, um dos grandes pilares do concurso, cujas submissões já se encontram abertas. "De alguma forma desconstruir o esterótipo de que estas áreas STEAM não são para mulheres" ao mesmo tempo que se dá a conhecer o projeto Equal STEAM, acrescenta Ana Santos Carvalho. Pretende-se também que as mulheres e raparigas da Universidade, "na forma de imagem ou vídeo, encontrem uma forma de promover a mudança na UC".

Mais informações sobre o concurso, incluíndo as várias fases, já estão disponíveis aqui.