UC+Ativa: Ju-jitsu Tradicional Japonês
Força, foco mental, flexibilidade e disciplina são a base de trabalho do Ju-jitsu Tradicional Japonês, modalidade que integra a oferta de atividades físicas do Desporto UC.
Surgiu no Japão, por volta do ano 1600, “a arte marcial usada como último recurso pelos samurais quando perdiam a espada em combate”, conta o treinador de Ju-jitsu Tradicional Japonês, Rui Costa. Com o passar dos anos, esta técnica de defesa pessoal foi evoluindo e dividiu-se – deu origem ao Judo e ao Aikido – mas na UC+Ativa é ensinado o Ju-jitsu Tradicional Japonês.
“É uma arte marcial de defesa pessoal que combina projeções, imobilizações, torções, socos e pontapés, tentando sempre usar a força e o equilíbrio do adversário contra ele próprio”, explica Rui Costa. Além da componente física, nas aulas da UC+Ativa é dada “primazia à disciplina, que é muito comum nas artes marciais, mantendo sempre a integridade física dos atletas”, assegura o treinador. “É um espaço onde mantemos o respeito.”
A prática de Ju-jitsu Tradicional Japonês implica “muito combate”, o que permite trabalhar a condição física e desenvolver “a força, o foco mental e a flexibilidade”.
“Diria que não há idades para praticar Ju-jitsu Tradicional Japonês”, considera Rui Costa. Como treinador, já teve alunos com 70 anos. “Obviamente que há limitações físicas que impedem de fazer as coisas de uma determinada maneira, mas há sempre como adaptar um pouco, respeitando o ritmo de cada um”, considera.
As atividades do UC+Ativa ocorrem anualmente, seguindo o calendário letivo da UC, acompanhadas por profissionais qualificados, com o objetivo de promover um estilo de vida ativo e saudável para a comunidade académica.
Para participar, é necessário efetuar a inscrição através do registo/login na plataforma Desporto UC e, em seguida, formalizar a inscrição no menu 'Atividades'.