UC apoia eventos de promoção da cultura científica até final do ano letivo

A iniciativa Promoção da Cultura Científica tem em 2021 a sua segunda edição, apoiando dez eventos e atividades levadas a cabo pelos investigadores dos diversos centros de investigação e faculdades da UC.

RS
Rui Marques Simões
21 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© DR

Dez eventos e atividades originais e de cariz interdisciplinar, capazes de pôr em diálogo as áreas de saber dos centros de investigação da Universidade de Coimbra e de transmitir o seu conhecimento à sociedade civil, são os projetos distinguidos pela iniciativa de Promoção da Cultura Científica da Universidade de Coimbra. As ações já estão em curso e vão decorrer até final do ano letivo.

Lançada no seguimento da reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, promovida em 2019 – com a criação do ciclo de teatro e artes performativas Mimesis e do ciclo de música Orphika, e ainda com a reorganização dos eventos de promoção da cultura científica, sob a alçada do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III–UC) –, a iniciativa Promoção da Cultura Científica tem em 2021 a sua segunda edição, apoiando dez eventos e atividades levadas a cabo pelos investigadores dos diversos centros de investigação e faculdades da UC.

Eis o que pode fazer:

Este ano, destaca-se o número maior de centros de investigação envolvidos (17), assim como a crescente interdisciplinaridade das propostas apresentadas. “Estes eventos promovem o diálogo interdisciplinar entre os vários centros de investigação, mas associando também a sociedade em geral. Isso acentua a relevância social da investigação que se faz, mas também interpela os cientistas ao chamar a atenção para necessidades da sociedade, que podem afetar e transformar a forma de fazer ciência. Deste diálogo de saberes sai um resultado muito mais rico e muito mais útil para a própria sociedade”, aponta o Vice-Reitor da UC para a Cultura e a Ciência Aberta, Delfim Leão.

“Esta é uma forma de pedir aos investigadores e investigadoras que se juntem a equipas interdisciplinares e falem dessa investigação com recurso a formas inovadoras de comunicação, permitindo que o trabalho de investigação que está a ser desenvolvido nos laboratórios e bibliotecas da Universidade de Coimbra chegue ao público em geral”, nota, por sua vez, a Vice-Reitora da UC para a Investigação e o 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas.

Lista das 10 atividades/eventos (e locais e data de realização)

UniverCIDADE: Arte e Património em Coimbra (ação de formação) – até novembro (Universidade e vários espaços da cidade)

Bioplásticos – em Busca de um Futuro Sustentável (atividades para alunos do ensino básico e secundário) – até dezembro (FCTUC e escolas da região)

Doença Bipolar: Um Outro Lado (exposição online de conteúdos multimédia) - 24 de novembro de 2021 e 30 de março de 2022 (online)

“Caixas para quê? O saber está por todo o lado!” (seminário para alunos do ensino básico e secundário) - 26 de novembro (FLUC)

Uma Janela para o Cérebro (instalação artística/exposição) – 26 de novembro (Casa Municipal da Cultura)

UrbanAct: Cidades, Ambiente e Ativismo no século XXI (formação, workshops e concurso e fotografia etnográfica) – abril de 2020 (UC)

“Brain Gain – À Descoberta das Neurociências” – A Ciência da UC para a Comunidade (atividades para o público em geral) – novembro a março (online)

Arte Interactiva Cinestésica: Um diálogo de aproximação entre arte, público e meio tecnológico (instalação imersiva) – A definir

Virtual Reality @ UC (demonstração e workshop) – A definir

Mais informações sobre os eventos ou atividades apoiados podem ser consultadas no endereço: https://www.uc.pt/iii/Apoios/PCC/2021.