UC à Frente homenageia os melhores que escolheram a Universidade de Coimbra em primeiro lugar

Estiveram presentes no TAGV 39 dos 53 estudante distinguidos nos anos letivos 2019/20 e 2020/21, assim como familiares e representantes de 33 escolas secundárias.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
27 novembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Com média de entrada no Ensino Superior acima de 18 valores e com a Universidade de Coimbra (UC) como primeira escolha, os 53 estudantes homenageados com os Prémios UC à Frente são agora também embaixadores UC. "O vosso percurso traduz os valores e a forma de estar que são caros à Universidade e é bom acreditar que isso vos conduz aos vossos objetivos", destacou a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

Ao falar também para os representantes das escolas secundárias presentes na cerimónia e para os familiares, a Vice-Reitoria revelou que a UC quer "apostar num trabalho mais próximo e efetivo com as escolas". A responsável realçou o contributo "dos professores para a formação de excelência" e garantiu a necessidade em "diluir barreiras entre os níveis de ensino diferenciados".

"Há desafios na educação, mas estaremos cá para ajudar, no presente e no futuro", garantiu também o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Sublinhando que "o futuro é dos jovens", o responsável da UC acredita que deve ser "uma dinâmica coletiva, com cruzamento de saberes e diálogo, confiança e capacidade interventiva" que a Universidade sabe ter, juntamente com as entidades que a rodeiam, como a Associação Académica de Coimbra. De acordo com Amílcar Falcão, "uma formação não começa nem acaba na universidade, mas estaremos no vosso lado para os todos os desafios".

"Se me perguntarem qual o maior conselho que posso dar, assumam-se como são, com as vossas qualidades e com o que vos torna grandes, mas com as vossas limitações e com o que vos pode tornar pequenos. Sejam originais e acima de tudo, nunca deixem que a opinião dos outros determine os vossos sucessos e fracassos. Não sejam conformistas". Diogo Nolasco estudou na Escola Básica e Secundária de Anadia e hoje é estudante de licenciatura em História na Faculdade de Letras. Entrou na UC com média de 19,8 valores no ano letivo 2020/21, e foi um dos contemplados com o Prémio UC à Frente. Com um diagnóstico de Síndrome de Asperger cedo, Diogo contou os vários desafios que foi ultrapassando no caminho até chegar ao "sonho" que é estudar na UC. "Hoje, a diferença foi nomeada embaixadora da UC. A dificuldade caminha de mãos dadas com o estudo e a diferença. São sinónimos do empenho, paixão, luta e sucesso".

Da Escola Secundária Latino Coelho em Lamego, chegou a melhor aluna do ano letivo 2019/20, Elisa Carvalho. Hoje estudante do mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da UC, contou que "a história de amos [com Coimbra] comçou há onze anos". De acordo com Elisa Carvalho, "não há lugar melhor para se ser estudante". "Segui o que escolheu para mim o coração".

Saiba mais sobre os Prémios UC à Frente aqui.