Investigação, internacionalização e inovação são foco do terceiro mandato de Albano Figueiredo

A cerimónia de tomada de posse do Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra teve lugar a 17 de outubro na Sala do Senado.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
17 outubro, 2025≈ 3 mins de leitura

© UC I DCM

O Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Albano Figueiredo, tomou posse para o terceiro mandato, reafirmando o compromisso com a valorização das pessoas, a renovação pedagógica e a projeção internacional das Humanidades. O momento foi marcado pela continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos e pela ambição de consolidar e inovar.

Albano Figueiredo agradeceu o empenho de toda a comunidade académica. "À semelhança do [mandato] anterior, é justo que agradeça o labor de todos e o apoio imprescindível de que fui beneficiário”.

Durante a sessão, o Diretor destacou o rejuvenescimento do corpo docente e técnico, referindo que “estamos a transformar e a qualificar o corpo docente”. Nos últimos quatro anos, a FLUC lançou concursos para 18 professores auxiliares, oito concursos internacionais para professores catedráticos, realizou 28 promoções internas a professores associados, além da admissão de oito novos funcionários e da integração de treze provenientes dos Serviços de Ação Social da UC, revelou o responsável.

Com foco na reforma pedagógica, Albano Figueiredo afirmou ainda que a Faculdade quer também “mais estudantes de mestrado e doutoramento" e que se trabalhou muito nos últimos anos para gerar consensos nessa reforma". A FLUC está a tornar a sua "oferta mais competitiva e atrativa”, garante o Diretor. Entre os exemplos de inovação curricular, Albano Figueiredo destacou “os cursos estruturados que acabam de se iniciar de língua coreana e de língua árabe”, reforçando a internacionalização e a diversidade cultural da Faculdade.

A valorização da investigação e a projeção internacional da instituição são outros dos eixos estratégicos do novo mandato. “Comemoramos este ano os 100 anos do nosso Curso de Férias de Língua e Cultura Portuguesas, que tantas gerações de todo o mundo trouxe e continua a trazer à Universidade de Coimbra”, recordou Albano Figueiredo, sublinhando o papel central da língua e da cultura portuguesas no projeto académico da FLUC.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, elogiou a trajetória da Faculdade e o contributo da sua comunidade para o futuro da UC. “A Faculdade de Letras desempenha um papel crucial naquilo que é a nossa identidade e o futuro dos nossos jovens: o ensino e o desenvolvimento da Língua Portuguesa”, afirmou.

Amílcar Falcão reforçou a confiança na direção reeleita e o prestígio institucional da FLUC, salientando que “a Faculdade de Letras está totalmente consolidada no País e no mundo e continua a ser uma faculdade pujante, a crescer, a organizar-se cada vez mais e a ter uma visibilidade internacional cada vez maior”.

Concluindo a sua intervenção, Amílcar Falcão destacou “a nobre missão da Língua Portuguesa, que não só capacita as pessoas a falar e aprender em português, como fortalece a nossa Alma Mater”, sublinhando a importância das Humanidades no papel global da Universidade de Coimbra.

Partilhe