Teresa Pedroso Lima dá última lição na Faculdade de Economia da UC

Professora Catedrático da FEUC profere a última lição a 5 de abril, pelas 17 horas, no Auditório da Faculdade..

26 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© DR

Acontece na sexta-feira, 5 de abril, pelas 17 horas, a sessão de jubilação de Teresa Pedroso de Lima. A professora catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) profere a última lição, intitulada “As Pessoas, A Matemática e a Universidade” no Auditório da FEUC.

O momento, de acordo com a FEUC, trata-se de uma "merecida homenagem e justo reconhecimento pelo seu longo trabalho de dedicação prestado à Universidade de Coimbra em geral e à comunidade FEUC em particular".

O programa conta com a abertura pelo diretor da FEUC, Álvaro Garrido, e com as intervenções dos docentes do núcleo de matemática da FEUC Pedro Cerqueira e Humberto Rocha. A sessão vai ainda contar com o testemunho de estudantes da faculdade.

Nota Biográfica

É licenciada em Matemática (ramo científico) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), cidade onde também fez o estágio pedagógico do ensino liceal, no Liceu Nacional de José Falcão. Prosseguiu os estudos com o mestrado em Álgebra Linear e Aplicações (FCTUC), doutorou-se e fez agregação em Economia, na especialidade de Economia Matemática/Modelos Econométricos, na Faculdade de Economia da mesma Universidade (FEUC).

Em 1979, foi contratada como assistente pela FEUC, onde é atualmente professora catedrática. Tem desempenhado vários cargos de gestão académica. Foi diretora da FEUC de 9 de outubro de 2015 a 19 de fevereiro de 2020. Presidiu à Assembleia da Faculdade (de julho 2009 a julho 2013) e à Assembleia Geral da Associação para a Extensão Universitária/APEU (de abril 2005 a maio de 2015), após ter sido presidente do Conselho Pedagógico (de maio 2006 a outubro 2009), do Conselho Científico (de fevereiro 1994 a março 1996) e vice-presidente do Conselho Diretivo (de maio de 1991 a junho de 1993). Foi ainda membro do Conselho Geral (de junho de 2011 a novembro de 2012) e do Observatório de Bolonha (de outubro de 2007 a março de 2011) da Universidade de Coimbra.

Durante quase 20 anos assumiu a responsabilidade pela disciplina de Matemática I das Licenciaturas em Economia e Gestão. No seguimento da Reforma de Bolonha, coordenou a equipa docente das unidades curriculares de Álgebra Linear (de 2007 a 2015), Introdução aos Métodos Quantitativos (de 2007 a 2012) e Matemática II (de 2013 a 2015). Desenvolveu o seu trabalho científico (através de conferências, publicações e orientação de teses) na área da álgebra linear aplicada (nomeadamente, estrutura própria de matrizes, feixes de matrizes e matrizes comutativas) e teoria matemática dos sistemas (em particular, sistemas lineares discretos na forma descriptor e sistemas positivos), interessando-se particularmente pelas aplicações em economia.

Recentemente centrou a sua atividade em duas linhas de ação. Por um lado, tem investido no estudo de medidas matriciais para matrizes não-negativas e seu uso na quantificação da complexidade económica enquanto interdependência. Por outro, tem-se dedicado ao ensino da matemática para não-matemáticos e à escrita de textos com o objetivo de sensibilizar estudantes e investigadores para a importância que esta disciplina assume nas questões sociais e alertá-los para o uso, não uso, mau uso e abuso que dela se faz constantemente.

Informações aqui. Para saber mais aqui.