Terceira edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires com candidaturas abertas

Fase de candidaturas ao galardão, criado em 2022, está aberta até 30 de junho. Podem ser apresentadas iniciativas ou projetos de inovação nas áreas científica, cultural, artística, empresarial, social ou financeira.

13 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje (segunda-feira, 13) a abertura da fase de candidaturas para a 3.ª edição do Prémio de Inovação J. Norberto Pires.

A fase de candidaturas está aberta até 30 de junho e podem ser apresentadas iniciativas ou projetos de inovação nas áreas científica, cultural, artística, empresarial, social ou financeira.

Lançado em 2022 em homenagem a Joaquim Norberto Pires, o prémio visa estimular e reconhecer iniciativas inovadoras, concebidas e desenvolvidas por estudantes, corpo técnico, docentes ou investigadores da Universidade de Coimbra (UC), ou pessoas que apresentem qualquer tipo de vínculo académico ou funcional com a instituição, no contexto da sua atividade.

Para o Reitor da UC, Amílcar Falcão, o prémio “representa o compromisso da Universidade de Coimbra com a inovação, sendo uma oportunidade de dar destaque a quem quer fazer melhor e diferente, tal como o professor que inspirou a iniciativa”.

Já a Presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, afirma que “a iniciar a 3.ª edição, é uma honra poder assistir ao crescimento de uma iniciativa nascida no seio do Conselho Geral da UC e por ele alimentada ao longo dos últimos anos, um prémio focado na inovação e que configura uma homenagem devida ao professor Joaquim Norberto Pires”.

O júri é composto por personalidades ligadas à UC e outras externas à instituição, com reconhecido mérito em distintas áreas do saber. O projeto distinguido pelo júri vai receber 6.000 euros (ou 3.000 euros, caso sejam duas as propostas vencedoras).

A cerimónia de entrega do Prémio de Inovação J. Norberto Pires vai decorrer no dia 25 de setembro de 2024.

Na 2.ª edição, em 2023, o Prémio de Inovação J. Norberto Pires foi atribuído ao projeto “PkXplorer®Epi”, que determina a dose de tratamento adequada para cada doente com epilepsia.

Mais informações sobre o Prémio de Inovação J. Norberto Pires estão disponíveis em https://www.uc.pt/premionorbertopires/.