TAGV retoma programação em 2022 com expetativa de "abrir mais portas" entre o teatro e a cidade

Janeiro e fevereiro 2022 são meses que o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) assinala com uma programação de portas abertas para a comunidade.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
13 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Com início do ano, há nova programação a acontecer no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Janeiro e fevereiro são meses cheios de iniciativas que, de acordo com o diretor do TAGV, Fernando Matos Oliveira, pretendem garantir uma "presença próxima da comunidade e uma ação articulada com o ensino artístico formal e informal". A programação, refere ainda o responsável, tem a expetativa de intensificar a ligação do TAGV para fora de portas: "queremos tornar mais frequente o espaço de trânsito entre o teatro e a cidade e a universidade", afirma. Com reforçadas de parcerias com entidades e escolas do Plano Nacional das Artes da cidade e da região é possível que "este diálogo prossiga e se intensifique", garante Fernando Matos Oliveira.

2022 vai também ter "o palco como lugar de experimentação", através de "trabalhos transdisciplinares", garante o diretor. A 15 de janeiro, sábado, sobe a palco "Língua", de Cátia Pinheiro e José Nunes + Diogo Bento / coletivo Estrutura. A criação utiliza a Língua Gestual Portuguesa como "veículo primordial de comunicação" ao mesmo tempo que "nos desafia a pensar o mundo sem a oralidade e que tem marcado o panorama nos últimos meses”. "É um desafio para as nossas conceções de arte, teatro e comunicação", sublinha Fernando Matos Oliveira.

"Teremos muitos momentos relevantes, como os Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas do Colectivo 84, que tem "este ano um aspeto particular", revela o diretor do TAGV, "com o lançamento de um livro de mil páginas". "Foi um desafio feito a mil criadores, para pensarem a sua criação no contexto de uma página de um livro". O resultado vai ser apresentado no TAGV, acompanhado também com o evento audiowalk “Light on Light”, acrescenta.

Eis o que pode fazer:

São cerca de 60 eventos públicos que o Teatro Académico de Gil Vicente tem para oferecer à cidade e à universidade nos próximos dois meses.

Conheça a programação completa do TAGV em https://tagv.pt/agenda/

Todas as informações e esclarecimentos para as condições de acesso aos espetáculos do Teatro Académico de Gil Vicente, contacte 239 855 630 ou bilheteira@tagv.uc.pt