Tábuas dos Roteiros da Índia vão ser apresentadas na BGUC

24 junho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No sábado, dia 27 de junho, a Biblioteca da Universidade de Coimbra (BGUC), volta a mostrar (e explicar) os seus tesouros, pelas 10 horas, na Sala de São Pedro.

Depois de “Os Lusíadas”, da Gravura da cidade de Coimbra, de Braun, do Atlas de Torriani, da Mensagem e da Bíblia “Atlântica”, é agora a vez das Tábuas dos Roteiros da Índia. A explicação do códice estará a cargo de Carlos Fiolhais, Professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A obra científica de D. João de Castro materializou-se nos roteiros ou “diários de navegação” que correspondem a três das suas viagens (“de Lisboa para Goa”, 1538, “de Goa a Diu”, 1538-1539 e “de Goa ao Suez”, 1540-1541), durante as quais fez observações geográficas, astronómicas, hidrográficas e náuticas.

Os roteiros de D. João de Castro tinham, à época, um caráter inovador, não só pelas muitas observações neles registadas mas também pela atitude experimental do autor, que tentava encontrar respostas para problemas práticos e teóricos da ciência náutica do seu tempo.

Os originais dos roteiros consideram-se perdidos. O que resta são cópias atualmente repartidas pela Biblioteca Nacional de Portugal, pela British Library e pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

O códice da Biblioteca Geral, de grandes dimensões e datável dos meados do século XVI, é o único manuscrito conhecido que inclui os desenhos aguarelados que ilustram o segundo e terceiro roteiros “de Goa a Diu” e “de Goa ao Suez”. É considerado uma das melhores cópias postas em circulação nesse século.

As inscrições para participar na iniciativa “A Biblioteca da Universidade Mostra (e Explica) os seus Tesouros” são gratuitas e podem ser efetuadas até à próxima sexta-feira (dia 26) através do endereço eletrónico saopedro@bg.uc.pt ou através da Secretaria da Biblioteca (tel. 239 859 848).

Partilhe