Step by Step - Programa de Tutoria tem inscrições abertas

O Step by Step é um programa de estudantes para estudantes com a missão de promover o sucesso académico, a inclusão e a redução do abandono escolar.

08 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

O Step by Step – Programa de Tutoria abre hoje, dia 8 de abril, as inscrições. O programa conta com dois eixos: a Tutoria Interpares e a Tutoria Pré-Universitária.

A Tutoria Interpares tem como objetivo facilitar a inclusão de todos e todas as estudantes da Universidade de Coimbra (UC), promover o sucesso académico e combater o abandono escolar, através de uma plataforma em rede em que a comunidade estudantil da UC é auscultada e acompanhada por tutores. Os/as tutores têm o papel de orientar e apoiar os/as estudantes tutorado/as, com vista à melhoria do sucesso académico e pessoal dos seus pares. Fazem parte do grupo dos/as estudantes tutorado/as, os alunos da UC que identifiquem necessidades e dificuldades nas diversas unidades curriculares.

Parte fundamental deste eixo será o trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras. Estas organizações e estruturas da UC vão trabalhar em parceria com os/as tutores/as de forma a enriquecer o processo de tutoria e acompanhamento. São elas os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra, o Núcleo de Estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra, a S.O.G.A. e a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros.

O segundo eixo, a Tutoria Pré-Universitária, tem como propósito acompanhar e apoiar o estudo de jovens em escolaridade obrigatória (entre o 7.º e o 12.º ano) em situação de risco, promover a aquisição de competências e aptidões sociais que favoreçam uma maior autonomia na vida escolar e pessoal, incrementando o sucesso académico destes jovens e, consequentemente, prossecução de estudos no Ensino Superior.

Mais informações sobre o programa disponíveis em https://www.uc.pt/voluntariado/step-by-step/

As inscrições para a tutoria interpares encontram-se abertas aqui.