Startup Capital Summit atinge recorde de participantes

Iniciativa da Universidade de Coimbra reúne mais de 1100 participantes para discutir inovação, empreendedorismo e capital de risco.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
10 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

Empreendedorismo “é uma forma de estar na vida, é um estado de espírito, é a capacidade de arriscar e de fazer coisas diferentes”, assim define o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, na sessão de abertura do Startup Capital Summit.

O evento, o maior a nível nacional sobre capital de risco, inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia, conta com mais de 1 100 participantes nesta 3.ª edição. A adesão bateu um novo recorde e reflete o investimento que a UC tem realizado na área. “Temos 24 unidades curriculares, espalhadas pelas faculdades, focadas no empreendedorismo” para que os estudantes tenham acesso “a este conjunto de ideias” e aprendam “o que podem fazer e como”.

É na inovação e no “fazer diferente” que está o “valor acrescentado” das empresas, defende o Reitor da UC. E “é esse valor acrescentado que depois se pode transformar em aumentos salariais e melhores condições de trabalho”. Amílcar Falcão considera por isso importante estimular a inovação porque “é a partir da inovação que aquecemos a economia.”

Prova disso são as empresas que estão ou estiveram no Instituto Pedro Nunes (IPN). Nelas o salário é "2,7 vezes superior ao salário médio nacional”, realça o presidente do IPN, João Gabriel Silva. “Este mundo das startups é também uma maneira muito eficaz de lutar contra a saída da juventude qualificada” que procura melhores condições salariais noutros países, defende.

João Gabriel Silva evoca também os 50 anos do 25 de Abril por trazerem um sentimento especial à Startup Capital Summit. “Esta liberdade de as pessoas terem iniciativa, de terem ideias e de poderem desenvolvê-las era algo que antes do 25 de abril não seria possível”, recorda. “Tinha que se ter, em primeiro lugar, o ‘amén’ dos poderes instalados para poder dar um passo que fosse.” A liberdade de iniciativa individual traz a estes eventos “um caos criativo que é também a nossa esperança no futuro”, conclui o presidente do IPN.

“Os melhores talentos estão aqui hoje”, palavras do presidente do município de Coimbra, José Manuel Silva. A cidade está “a aproveitar todas as suas capacidades e recursos, desde logo a sorte de termos uma Universidade que soube modernizar e evoluir”, defende.

O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, considera o Startup Capital Summit um evento com “um ambiente estimulante e desafiante”. “É neste tipo de eventos que muitas vezes se dá o click que vai fazer inovar o negócio”, acrescenta.

Na opinião de João Rui Ferreira, “empreendedorismo é muito mais do que simplesmente criar novos negócios, é ter a ousadia de abraçar as incertezas”. Nos últimos anos, “é evidente uma verdadeira revolução no panorama empresarial” português, com as startups a surgirem como “um grande catalisador de mudança”.

A Startup Capital Summit é uma iniciativa organizada pela Universidade de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.