“Sociologia da Ciência e Estudos Sociais da Ciência: duas perspetivas sobre um objeto?” no Rómulo

05 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebe, a 9 de maio de 2017, pelas 18h, , intitulada “Sociologia da Ciência e Estudos Sociais da Ciência: duas perspetivas sobre um objeto?”, com Ana Delicado. A palestra inserida no ciclo “Ciência às Seis”, um ciclo de palestras coordenado por António Piedade, que vai decorrer até julho do presente ano.

A entrada é livre e o evento destina-se ao público em geral.

Resumo da palestra:
“Nenhuma atividade humana é estranha às ciências sociais e a ciência disso não é exceção. A ciência pode pois ser um objeto de estudo para as ciências sociais e em particular a sociologia. Mas há diferentes formas de estudar a ciência. A mais tradicional/clássica olha para a ciência enquanto profissão, com as suas formas de formação, regulação e promoção. Ou enquanto campo social, com o seu capital próprio e hierarquia de posições diferenciada. Ou enquanto sistema, composto por instituições, sujeito à influência de políticas públicas.
Mas há outras formas de estudar a ciência, que se centram em como o conhecimento científico é manufaturado, que tentam “abrir a caixa negra” dos processos de investigação e compreender a produção de ciência como uma construção social. Se a primeira é relativamente consensual e pouco discutida fora do meio académico da sociologia, a segunda “saltou a barreira” entre as ciências “duras” e “fofas” e tem suscitado algumas controvérsias e acusações de “relativismo”, ao equiparar a ciência a outros tipos de conhecimento. Serão então os estudos sociais de ciência “anti-ciência”? Ajudarão eles a minar a confiança do público na ciência? Ou poderão ter um papel na melhoria da compreensão mútua entre ciência e sociedade? “
Partilhe