Sexta-feira comemora-se o Dia da Universidade e é entregue o Prémio UC a Francisco Pinto Balsemão

Sessão solene decorre a partir das 15h00 na Sala dos Capelos, contemplando pela primeira vez um momento de tributo aos novos Professores Eméritos da Universidade de Coimbra.

RS
Rui Marques Simões
27 fevereiro, 2024≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) celebra na próxima sexta-feira, 1 de março, o seu 734.º aniversário. A data é assinalada com a cerimónia solene do Dia da Universidade de Coimbra, que decorre na Sala dos Capelos, a partir das 15h00, e inclui a entrega do Prémio UC ao jornalista e empresário Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro de Portugal (1981-1983), fundador e atual Presidente do Conselho de Administração do grupo Impresa.

A sessão solene – transmitida em www.uc.pt/emdireto – vai contar com as intervenções de Isabel Marques Carreira, professora da Faculdade de Medicina e membro do Conselho Geral da UC [em representação da Presidente do órgão, Gabriela Figueiredo Dias], do Coordenador da Comissão de Trabalhadores da UC, António Trindade, do Presidente Executivo do Santander Portugal, Pedro Castro e Almeida, do laureado com o Prémio UC 2024, Francisco Pinto Balsemão, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão. A apresentação do vencedor do Prémio UC será feita por Francisco Veiga, Professor da Faculdade de Farmácia e membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Na cerimónia, que contempla os tradicionais momentos de entrega das cartas doutorais aos novos Doutores e de homenagem aos novos jubilados e aposentados, vai ser pela primeira vez prestado tributo aos novos Professores Eméritos da Universidade de Coimbra, título recentemente instituído para distinguir docentes e investigadores, pela ação e prestígio no campo académico e/ou científico, e pela contribuição para a projeção nacional e internacional da UC. Vão receber a medalha e diploma nove Professores Eméritos: da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Ernesto Costa, Helena Gil, Mário Krüger e Teresa Mendes; da Faculdade de Letras, Carlos Reis e Fernando Catroga; da Faculdade de Medicina; José Nascimento Costa e Manuel Santos Rosa; e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Luísa Morgado.

O programa do Dia da UC inclui também a inauguração do novo quiosque de atendimento do Turismo UC, no átrio entre os Departamentos de Química e de Física, às 18h00.

Pelas 18h30, decorre a missa solene, na Capela de São Miguel.

E às 21h30, a Orquestra Académica da Universidade de Coimbra sobe ao palco do Teatro Académico Gil Vicente, para interpretar o concerto de abertura da XXVI Semana Cultural da UC, “Vox Symphonica”.