Sessão final do Programa Explorer 2018 e Gala dos Embaixadores da Académica Start UC

25 junho, 2018≈ 4 mins de leitura

© DR

A Universidade de Coimbra e o Santander Universidades realizaram a sessão final do Programa Explorer 2018 e a Gala dos Embaixadores da Académica Start UC, a 22 de junho.

O projeto Toal Ecobebidas, que utiliza o soro de leite sobrante da manufatura do queijo para a produção de ecobebidas, foi escolhido como a melhor ideia do Explorer Space da Universidade de Coimbra e conquistou uma viagem a Silicon Valley. A viagem, onde vão participar os 52 melhores jovens empreendedores, é realizada no âmbito da IX Edição do Programa Explorer, impulsionado pelo Banco Santander, através do Santander Universidades, com a coordenação do Centro Internacional Santander Empreendimento (CISE), uma iniciativa global Santander X. As promotoras do Toal Ecobebidas foram ainda eleitas finalistas do prémio Woman Explorer Award.

Na categoria Disruptive Technology Explorer Award, o prémio foi entregue ao projeto HuBRIIS – System ID, baseado numa tecnologia de espetroscopia vibracional aplicada à individualização de indivíduos ou à deteção precoce de cancro da mama, do promotor Calil Ibrahim Makhoul. A apresentação dos projetos encerrou a edição de 2018 do Programa no Explorer Space da Universidade de Coimbra onde 15 empreendedores tiveram acesso a formação, tutoria e atividades de networking durante os últimos cinco meses.

xplorer18_2

O outro ponto alta da agenda foi o Jantar de Gala do programa Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo. Durante a cerimónia foram conhecidos os Embaixadores do Ano, que receberam como prémio do Santander Universidades uma viagem à Babson College (EUA), para duas semanas de formação intensiva.

Os grandes vencedores da noite foram os embaixadores Guilherme Portugal (do Núcleo de Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra) e Liliana Torres (do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social da Associação Académica de Coimbra).

academicastartUC

Os dados deste segundo ano de implementação do Académica Start UC foram expressivos: 26 Estudantes embaixadores capacitados; mais de 282 Parceiros Complementares (empresas, startups, instituições financeiras, associações, ONGs, entre outros) sensibilizados; e 40 eventos realizados com a participação de cerca de 4.400 estudantes.

Milene Santos