SCUC 2024 - Voz no Silêncio

O espetáculo teve lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo a 9 de março e contou com a organização da Recortar Palavras - Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
09 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Interpretar música não com a voz mas através das mãos. Este foi o desafio lançado no espetáculo "Voz no silêncio". O objetivo passou ainda por dar a conhecer a luta dos surdos pela dignidade e pelos seus direitos. O evento, que teve como ponto de partida as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, este inserido na programação da XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra e quis mostrar as conquistas e o caminho que muitos portugueses ainda hoje percorrem pelos direitos de acessibilidade linguística.

O projeto "Mãos que cantam" é conduzido pelo maestro e produtor artístico Sérgio Peixoto e interpreta canções de esperança e igualdade que simbolizam a voz da revolução. É atualmente o único coro de pessoas surdas em Portugal. “Somos um grupo diferente. Somos todos surdos”, aponta a integrante do coro, Débora Carmo. O que pode parecer estranho à primeira vista, é facilmente explicado por Débora Carmo. “Cantamos em silêncio, mas na verdade, expressamo-nos através das mãos”.

O espetáculo "Voz no silêncio" contou ainda com a atuação dos "MusicSign" que se dedicam à arte performativa com interpretação para Língua Gestual Portuguesa. Pedro Oliveira, um dos elementos da dupla que integra ainda Rafaela Silva, afirma que um dos objetivos do projeto é “tornar a música acessível para a comunidade surda, mas de uma forma performativa". Sobre o repertório interpretado ,Pedro Oliveira revela que foram escolhidas “duas músicas de António Variações”.

No final do espetáculo houve espaço para uma palestra, orientada por um elemento do coro "Mãos que cantam" sobre a temática da "voz das mãos, uma língua que quebra o silêncio".

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/semanacultural

Voz no Silêncio | Música

Como se luta no silêncio? Como se avança pessoal e culturalmente numa sociedade onde a comunicação oral é primordial? Comemorando os 50 anos do 25 de abril, pretendemos dar a conhecer a luta dos surdos pela sua dignidade e pelos seus direitos, mostrando o que a voz no silêncio foi conquistando e o caminho que percorre pelos seus direitos de acessibilidade linguística. O coro de surdos "Mãos que cantam" irá interpretar canções de esperança e igualdade que simbolizem a voz da revolução, atuará, ainda, "MusicSign" seguido de palestra.
O projeto "Mãos que cantam", orientado pelo maestro Sérgio Peixoto, é o único coro de pessoas surdas em Portugal. Os coralistas interpretam a música não com a voz, mas através da Língua Gestual Portuguesa. Para este efeito, o grupo tem de trabalhar gestos, termos e conceitos musicais que não existem, atualmente, em LGP.

Local: Teatro da Cerca de São Bernardo

Organização: Recortar Palavras Associação artística, Literária, Educacional e Lúdica

Lotação: 176 lugares

Bilheteira: Bilhete Normal 5€ (Reservas: bilheteira@aescoladanoite.pt)