SCUC 2024 - Manifesto ao Corpo

A instalação pode ser visitada até setembro na Prisão Académica da Universidade de Coimbra.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
11 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Lã, sabão, seda, água e muita vontade. Foi assim que surgiu a instalação artística Manifesto ao Corpo. Inserida na XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) tem como objetivo celebrar a beleza e o poder da arte colaborativa e comunitária através das mãos das mulheres do Saco da Baixa, um projeto que reúne diferentes gerações em torno das artes manuais e visuais, do design, do upcycling e das artes sonoras.

“Recebemos a lã do animal tratada e começamos a trabalhar, apenas com sabão e água. A esfregar, esfregar e vamos começando a moldá-la. Isto é magia para mim”, revela Teresa Silva, integrante do projeto Saco da Baixa. No final, surge a peça que agora está exposta na Prisão Académica da UC.

A instalação é composta de uma peça que, para a organização, pretende interrogar e materializar o tecido das relações interpessoais. Tornando-a real através da materialidade do feltro e da sonorarida que ecoa do som omnipresente do corpo.

“Para mim, associado ao som, a obra reflete o aparelho reprodutor feminino”, explica outra integrante do projeto Saco da Baixa. Licínia Matias sublinha que “cada visitante vai ver e interpretar de forma diferente" a peça. "isso é ótimo”, garante.

A instalação artística pode ser visitada na Prisão Académica da Universidade de Coimbra até setembro e o lugar não foi escolhido por acaso. O propósito da instalação era mostrar a liberdade das criadoras de serem elas próprias, de serem reconhecidas pelo trabalho ou apenas a liberdade de concluir um projeto com as próprias mãos, o espaço foi, por isso, visto como "ideal". Com o tema da Semana Cultural, A Voz, associado à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a organização vê a apresentação com "bons olhos".

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

Manifesto ao Corpo | Instalação Artística

Manifesto ao Corpo é uma declaração visual de que os nossos corpos não são simplesmente recipientes; são canais por meio dos quais manifestamos os nossos desejos, emoções e experiências mais profundos. Uma Instalação, constituída por uma escultura em lã feltrada e seda e um ambiente sonoro sound surround, estimula-nos a confrontar a interação entre os nossos anseios internos e expectativas externas, incitando-nos a abraçar a dualidade inerente em nós mesmos e encontrar unidade dentro das nossas diferenças.

Local: Prisão Académica - Circuito Turístico UC

Organização: Associação Há Baixa