SCUC 2024 - Fala do Homem Nascido: Os instrumentos de acústica de Rudolph Koenig

A mostra Fala do Homem Nascido: Os instrumentos de acústica de Rudolph Koenig pode ser visitada no Departamento de Física da FCTUC até 7 de abril de 2024.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
07 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Quando a acústica e um dos seus principais estudiosos do século XIX se encontram na Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), surge a mostra expositiva Fala do Homem Nascido: Os instrumentos de acústica de Rudolph Koenig. “O ensino da acústica não é recente, na Universidade de Coimbra já se ensina desde o século XVIII”, explica Gilberto Pereira, conservador da coleção de instrumentos científicos do Museu da Ciência da UC.

Saídos diretamente do espólio histórico de instrumentos para o ensino do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), a exposição é composta exclusivamente de instrumentos criados pelo físico Rudolph Koenig. A ideia foi mostrar uma coleção de objetos fabricados pelo “melhor construtor do século XIX”, afirma Gilberto Pereira.

Foram selecionados dez objetos dos cerca de 30 que fazem parte do acervo da UC. Entre tubos sonoros calibrados, caixas de vento e diapasões, o visitante vai poder ver também o primeiro instrumento capaz de registar a voz: o fonautógrafo de Scott. “O fonautógrafo foi a primeira forma gráfica de gravação de som, mesmo antes do fonógrafo de Edison”, destaca o conservador.

A mostra expositiva Fala do Homem Nascido: Os instrumentos de acústica de Rudolph Koenig pode ser visitada no rés do chão e no segundo andar do Departamento de Física da FCTUC até 7 de abril de 2024.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

Fala do Homem Nascido: Os instrumentos de acústica de Rudolph Koenig | Exposição

No espólio histórico de instrumentos para o ensino do Departamento de Física, existe uma notável colecção de instrumentos de acústica assinados por Rudolph Koenig (1832-1901), tais como tubos sonoros calibrados, caixas de vento, diapasões, o analisador de som idealizado pelo próprio e, o primeiro instrumento capaz de registar a voz: o fonautógrafo de Scott. Venham conhecê-los!

Local: Departamento de Física da UC - Piso 0 e 2

Organização: Rómulo Centro de Ciência da Universidade de Coimbra & Departamento de Física da UC

Horário de Visita: dias úteis, das 9 às 19 horas