SCUC 2024 - Duo-Elo

Performance acontece no Atelier A Fábrica pelas 21h30 e pretende desafiar as questões de género através da dança.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
09 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Uma dança entre o papel do masculino e feminino. Um ballet que procura refletir sobre a presença de estereótipos de género dentro da dança e dar voz ao corpo e à alma. Este é o mote para a performance de dança contemporânea Duo-Elo. Inserida na programação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o espetáculo está marcado para sábado, 9 de março, pelas 21h30, no Atelier A Fábrica.

“As pessoas sempre acham que a voz é um instrumento que vem do teatro, mas a dança também tem essa voz”, destaca o artista da dança, Tutto Gomes. Ao idealizar o espetáculo, Tutto Gomes conta que este visa também a democratização: “trazemos a dança para um espaço não convencional e tentamos provocar o diálogo entre público e artista”.

Malu Patury e Tutto Gomes, os artistas criadores da performance, procuram referências que vão do ballet clássico às danças de salão brasileiras, como o forró e o samba de gafieira, para questionar a binariedade que se instala a partir do momento que dois corpos lidos como feminino e masculino se encontram para dançar.

“O Duo-Elo já faz parte do meu universo", acrescenta Tutto Gomes. O artista explica que quis trazer de volta ao trabalho, em conjunto com Malu Patury, "as oposições de género dentro do próprio universo da dança clássica e contemporânea”.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/semanacultural

Duo-Elo | Performance de dança

Duo-Elo é uma performance de dança contemporânea que busca refletir sobre a presença de estereótipos de gênero dentro da dança. Buscando referências que vão do ballet clássico às danças de salão brasileiras, como o forró e o samba de gafieira, os artistas Malu Patury e Tutto Gomes questionam a binaridade que se instala a partir do momento que dois corpos lidos como feminino e masculino se encontram para dançar.

Local: Atelier A Fábrica

Organização: Dancers' Up Associação Cultural e Escola de Dança Edac