SCUC 2024 - Dar voz às vozes de abril

O Coro Misto da Universidade de Coimbra explora a temática da voz como instrumento de revolução e dá uma nova roupagem às músicas do 25 de Abril, em estilo jazz.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
02 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A ideia é levar a palco “a voz como um instrumento revolucionário”, conta a presidente da direção do Coro Misto da Universidade de Coimbra (UC), Sofia Ornelas. Dar Voz às Vozes de Abril apresenta um repertório de músicas bem conhecidas e associadas à Revolução dos Cravos, mas reinterpretadas num estilo musical diferente, o jazz.

Para o Coro Misto da UC, fez todo o sentido trazer à XXVI Semana Cultura da Universidade de Coimbra um espetáculo musical com essa roupagem. “O jazz foi um estilo que, na sua origem, também foi criado e usado como forma de luta à opressão e à escravatura”, acrescenta.

Reinterpretar canções “tão conhecidas para o povo português”, num estilo diferente, “talvez traga uma nova visão e uma nova forma de pensar” as mensagens que são transmitidas nas músicas de intervenção. Na opinião de Sofia Ornelas, o espetáculo mostra “como a música em si, e a nossa voz, é um meio de luta em todos os lugares” do mundo.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

Dar Voz às Vozes de Abril | Música

O concerto do Coro Misto explora a temática da voz como instrumento de revolução e forma de expressão. Irão ser interpretadas músicas do 25 de Abril com uma roupagem nova, em estilo jazz. A origem do jazz remonta a tempos de escravatura sendo a música uma forma de libertação da opressão. As músicas de abril e a voz do povo foram também uma forma de libertação numa fase de ditadura da nossa história. Juntem se a nós e sintam o poder da nossa voz.

Local: Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

Organização: Coro Misto da Universidade de Coimbra