SCUC 2024 - Coimbra Canta Abril

Centenas de artistas juntam-se para cantar abril no Teatro Académico de Gil Vicente.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
03 março, 2024≈ 2 mins de leitura

O aparato é grande. Coimbra Canta Abril e coralistas, músicos, dançarinas, narradores e maestros não quiseram faltar à chamada. O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe este espetáculo, hoje, 3 de março, a partir das 18h30.

Fátima Ramos, da comissão organizadora da iniciativa explica que a ideia surgiu na própria conferência de imprensa do lançamento da XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC). “O Vice-Reitor [da Universidade de Coimbra] Delfim Leão sugeriu que se juntassem associações” e “eu e o maestro Paulo Bernardino tivemos esta ideia de juntar coros da cidade para cantar abril”, remata.

Assim surgiu o projeto Coimbra Canta Abril que reúne no TAGV 250 coralistas pertencentes a dez coros, além bailarinas da Escola de Dança Arte e Corpo, os Gaiteiros Rainha Santa, atores e maestros. Com um repertório de intervenção, do programa fazem parte músicas de Zeca Afonso, José Calvário, José Nisa, entre muitos outros.

Para colocar o projeto de pé, a comissão organizadora juntou voluntários de três coros diferentes: Fátima Ramos, do Coro Carlos Seixas e do Chorus Ingenium, Rosa Rebelo do Coro da Ordem dos Médicos da Região Centro e Virgílio Baptista também do Chorus Ingenius.

Fátima Ramos sublinha que com este aparato “gostava que valorizassem mais os artistas de Coimbra”, acrescentando que “passados 50 anos do 25 de abril” às vezes ainda precisamos “de novas revoluções para valorizarmos o que é nosso”.

Além deste espetáculo, o projeto contempla também o Workshop A Voz no Canto, que vai decorrer no dia 9 de março às 17h no Seminário Maior de Coimbra. As reservas podem ser feitas através do endereço eletrónico chorus.ingenium@gmail.com.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

Coimbra Canta Abril | Instalação artística

Local: TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

50 anos passados sobre a Revolução de Abril, e na linha dos antigos gregos e das suas artes músikas (poesia, música e dança), várias associações conimbricenses corais, juntam-se para cantar o 25 de abril. Um espetáculo que percorrerá os alvores da revolução dos cravos interpertado por 10 coros, dançarinos e narrador que darão voz aos momentos mais significativos da história contemporânea que levou à conquista da democracia e da liberdade. Ter liberdade é ter voz: ter voz é ter liberdade!

Organização: Chorus Ingenium - Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro

Coros Participantes:
Advocal - Associação Artística do Dist. Judicial de Coimbra;