SCUC 2024 - A Voz dos Cartoons

As paredes do DCV/FCTUC albergam durante os próximos meses um olhar satírico e humorístico do período pós-revolução do 25 de abril.

MC
Maria Cano
MC
Marta Costa
05 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Maria cano

“Acho que a parte interessante para os estudantes é um outro olhar, uma porta de entrada” para um “momento da história contemporânea portuguesa que é absolutamente central”. É desta forma que Jorge Varanda, professor da Universidade de Coimbra (UC) e um dos curadores, olha para a exposição A Voz dos Cartoons.

Tudo começou com o tratamento de documentação da coleção da Companhia de Diamantes de Angola (Diamang), arquivada no Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC).

“Localizei 868 dossiers de recortes de imprensa de 1928 a 1988", começa por explicar Ana Margarida Dias da Silva, arquivista do departamento. Como se comemoram este ano os 50 anos do 25 de abril, os responsáveis decidiram "fazer o levantamento das notícias de 1974 a 1975 apanhando o período anterior à revolução e depois o pós-revolução”.

Dos “perto de 350 dossiers” que compreendiam o período de 1974 a 1975, “começámos a verificar que apareciam alguns cartoons, claro que só depois do 25 de abril de 1974”, acrescenta a também curadora da exposição. Tendo a XXVI Semana Cultural da UC como tema a Voz, o departamento considerou que poderia “fazer uma exposição com esta voz dos cartoons sobre este momento da nossa história”.

Puseram mãos à obra, selecionaram 25 cartoons, dos perto de 80 encontrados e que pertenciam a jornais portugueses e estrangeiros. Assim nasceu a exposição a Voz dos Cartoons.

Através de cartoons que retratam temas como a guerra colonial, liberdade de voto, questões de género, entre outras, quem passar até ao final do ano letivo no primeiro piso do DCV/FCTUC pode ficar com uma “uma visão daquilo que era o Portugal do pós-24 de abril de 1974”, explica a responsável.

“Pode parecer estranho que um Departamento de Ciências da Vida tenha uma exposição com cartoons”, mas Ana Margarida Dias da Silva relembra que o departamento detém o “arquivo da Diamang” e tem “cursos de Antropologia”.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

A Voz dos Cartoons | Exposição

A exposição “A Voz dos Cartoons” explora 25 cartoons referentes ao 25 de Abril de 1974 presentes nos recortes de imprensa escrita (angolana, portuguesa e de principais jornais mundiais) do arquivo da Companhia de Diamantes de Angola (Diamang). O revisitar destes desenhos, 50 anos depois, permitirá pensar os olhares satíricos, humorísticos e polémicos que estes cartoons trazem sobre acontecimentos e os principais intervenientes do 25 de Abril de 1974, mas também sobre esta nona arte.

Local:1.º andar do Colégio de S. Bento - Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra

Horário de Visita: 2ª a 6ª feira das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Organização: Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra