SCUC 2024 - A Voz do Povo e suas Tradições

Uma tarde cultural para contactar com as vivências de outros tempos é a proposta do Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra.

Maria Cano
Marta Costa
08 março, 2024≈ 2 mins de leitura

A caminhar para os 40 anos de vida, o Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade de Coimbra (GFCPUC) faz gala em participar desde sempre na Semana Cultural da Universidade da Coimbra.

Para este ano, “tendo em conta que a temática é a voz, o grupo folclórico vai fazer uma apresentação mais na área do canto”, começa por explicar Luísa Bronze Lopes, que faz parte da Comissão Diretiva do Grupo.

No sábado, 9 de março, o Grupo vai apresentar A Voz do Povo e Suas Tradições no Centro Cultural D. Dinis, às 16 horas. A entrada nesta tarde cultural é livre.

“Assistiremos a uma viagem de 38 anos de recolha, apresentação e divulgação das tão ricas e preciosas tradições de cantigas populares, baladas, valsas e fados da "Serenata Futrica" da cidade de Coimbra de cerca de 1900 a 1945, para que este vasto património não se perca no tempo”, descreve a organização.

Em palco, além do GFCPUC, vai estar também o Grupo de Fados da Associação Orfeão Dr. João Antunes, de Condeixa.

Luísa Bronze Lopes não tem dúvidas de que estas partilhas enriquecem quem ouve e quem canta. “Penso que ganhamos todos. Ganha a cidade, ganha o grupo”. Até porque, explica, se não for assim perdem-se as “vivências de outros tempos”.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

A Voz do Povo e suas Tradições | Tarde Cultural

O Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade apresenta uma Tarde Cultural evocativa sobre “A VOZ DO POVO e suas Tradições” . Assistiremos a uma Viagem de 38 anos, de dedicada recolha, estudo, tratamento, preservação e divulgação das tão ricas e preciosas Tradições, Cantigas, Danças e Trajos, da Cidade de Coimbra e arrabaldes, para que este vasto património não se perca no tempo. Teremos como convidado o Grupo de Fados da Associação Orfeão Dr. João Antunes, de Condeixa.

Local: Centro Cultural D. Dinis

Organização: Grupo Folclórico da Casa do Pessoal da Universidade