Science Battle - uma batalha divertida onde a ciência é sempre vencedora

Gilberto Pereira, Marisa Gaspar, Rui Travasso, Sandra Saldanha e Rúben Heleno compõem a equipa da Universidade de Coimbra na segunda edição da Science Battle, que acontece a 30 de setembro.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
27 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© DR

Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) vai defrontar as equipas das Universidades de Iasi (Roménia), Jena (Alemanha) e Salamanca (Espanha). É a segunda edição da Science Battle, uma competição realizada pelos membros da European Campus of City Universities (EC2U) Alliance, e que desafia investigadores a responder, com rigor científico a questões do público que se realiza na sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 14 horas, no Colégio da Trindade.

"A Science Battle é um evento de divulgação de ciência no qual equipas multidisciplinares das Universidades da Aliança EC2U competem entre si num formato leve e divertido. No fundo, pretende-se mostrar como é que os investigadores respondem a questões novas e inesperadas e, pressionados pelo tempo, chegam a respostas criativas e explicações convincentes, com muito humor à mistura", conta Gonçalo Marcelo, apresentador da Science Battle pela Universidade de Coimbra e investigador da Faculdade de Letras da UC.

Eis o que pode fazer:

Cabe a Gonçalo Marcelo, juntamente com os apresentadores das outras três universidades em competição, "apresentar o evento e os investigadores e acompanhar o desenrolar da competição, controlando os tempos, passando a palavra, fazendo a contagem dos votos e, no final, anunciar o vencedor". "Pelo meio, discute-se e aprende-se ciência, e dão-se também a conhecer mais informações sobre as universidades, cidades e iniciativas de colaboração entre as universidades que formam esta parceria", acrescenta.

A equipa da Universidade de Coimbra é composta pelos investigadores Gilberto Pereira, Marisa Gaspar, Rui Travasso, Sandra Saldanha e Rúben Heleno. E "o público desempenha um papel essencial na formulação das perguntas e também, juntamente com o júri, na atribuição das pontuações", sublinha o apresentador.

A competição é organizada pela Universidade de Turku (Finlândia). A equipa vencedora vai defrontar, em 2023, a Universidade de Pavia, vencedora da primeira edição da Science Battle.

Mais informações em https://ec2u.eu/join-the-2nd-edition-of-the-science-battle/.