SASUC participam na Feira Medieval de Coimbra com Ceia Histórica

A Ceia da 29.ª edição da Feira Medieval de Coimbra vai ser confecionada pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.

SS
SASUC
02 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

A Feira Medieval de Coimbra, que decorre de 19 a 21 de julho, celebra os 960 anos da conquista definitiva de Coimbra por Fernando Magno, ficando o governo da região entregue a D. Sesnando.

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), parceiros deste evento de elevado reconhecimento histórico, vão confecionar a Ceia Medieval, nos claustros da Sé Velha.

O menu, preparado sob o tema "À Mesa com Fernando Magno de Leão e Sesnando Davides", conta com vários momentos. No primeiro haverá pão alvo (pão branco de trigo) e pão meado (pão de duas farinhas), pastéis de caça e criação, peixes frígidos, queijo seco de cabra com marmelada de Dona Joana (receita infanta), tábua farta (queijos secos, marrã, chouriço e morcela) e azeite. Seguir-se-á o segundo momento, com ensopado de carnes, coelho em tygela, pernil de porco assado no espeto trinchado, acompanhado por: verças temperadas, açorda de alho e ensopado de lentilhas e chouriço. A refeição termina com perinhas dormideiras, maçã glaceada em vinho vermelho, biscoutos assados e viandas de leite (manjar branco, tigeladas de leite de Dona Isabel de Vilhena e pastéis de leite). Toda a refeição é acompanhada com cousas de beber, como vinho claro rosete, vinho vermelho da talha e auga da cisterna.

A Ceia Medieval realiza-se no dia 19 de julho e tem vagas limitadas. As inscrições encontram-se a decorrer até ao dia 15 de julho, por e-mail (dct@cm-coimbra.pt), telefone (239 857 507 – Divisão de Cultura – Convento São Francisco) ou presencialmente, no Convento de São Francisco.

A Feira conta com um programa que tem como objetivo reforçar a animação do património edificado, através da Ceia Medieval (na sexta-feira, dia 19) e da habitual animação da época (no sábado e no domingo, dias 20 e 21), entre o Largo da Sé Velha, o Quebra Costas, o Pátio do Castilho, o Arco de Almedina e a Rua Borges Carneiro, até ao Museu Nacional de Machado de Castro.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Coimbra em parceria com a Diocese de Coimbra, a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra.