Rui Veloso em Dia do Antigo Estudante na Queima das Fitas 2024

O dia, que decorre a 1 de junho, conta mais uma vez com o apoio da Universidade de Coimbra.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
09 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Apelidado de “pai do rock português”, Rui Veloso é a grande novidade para o Dia do Antigo Estudante na Queima das Fitas de 2024, no dia 1 de junho. O artista junta-se à boysband Excesso já anunciada anteriormente.

“Este ano, a grande novidade do dia será o artista Rui Veloso”, um músico “que marca muitas gerações”, anunciou o coordenador geral da Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2024, Carlos Missel, na conferência de imprensa que decorreu na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), hoje, 9 de abril.

O responsável acrescentou também que “este ano a Queima das Fitas incluiu o Dia do Antigo Estudante no bilhete geral”, numa lógica de promoção de um “encontro de gerações”.

O Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, também destacou esta convivência. Através desta iniciativa, “Coimbra é uma lição porque promove assim uma jornada de respeito para com os mais velhos” e o “encontro de gerações é de facto tocante e um bonito exemplo”.

Eis o que pode fazer:

João Nuno Calvão da Silva acrescentou que “Coimbra é também uma lição pelo exemplo de solidariedade” ou não fosse este dia dedicado a angariar dinheiro para a atribuição de bolsas do Fundo de Ação Social António Luís Gomes.

O fundo, uma iniciativa conjunta entre a Associação Académica de Coimbra (AAC), a UC, os Serviços de Ação Social da UC e a Queima das Fitas, destina-se a estudantes que não têm acesso a apoios sociais já existentes, como por exemplo estudantes internacionais.

Também por isso, o presidente da Direção Geral da AAC, Renato Daniel, frisou que a Queima das Fitas é diferente das festas académicas nacionais, tendo o Dia do Antigo Estudante um “papel cívico, social e também interventivo”.

No ano passado, de acordo com Carlos Missel, a Queima das Fitas transferiu 19 000 euros, que representaram os lucros do Dia do Antigo Estudante, para o fundo. Este ano o objetivo é chegar aos 50 000 euros.

A Queima das Fitas realiza-se de 24 de maio a 1 de junho. Mais informações aqui.