RUC, a rádio escola

02 outubro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) abriu mais uma edição de cursos. Locução e Realização, Informação e Técnica de Radiodifusão são as ofertas, com inscrições abertas até 31 de outubro.

O curso de Realização e Locução da RUC é “aquele que por norma associamos mais à música”, desvenda o vice-presidente da única rádio escola do país, João André Oliveira. Mas não só: “há outros conteúdos, como o cinema, mas acima de tudo, a verdade é que se foca mais na música”. No curso, os candidatos podem descobrir “o que é e como se faz um programa de música”, adianta João André Oliveira.

“A área mais informativa, desde a parte mais comum como noticiários e sínteses” é ensinada pelo curso de Informação. De acordo com o vice-presidente da RUC, o departamento inclui também “programas, cobertura de [Assembleias] Magnas e conteúdos mais ligados à Academia, à Universidade e à cidade”. Finalmente, João André Oliveira explica que o curso de Técnica de Radiodifusão incide mais sobre “a ligação ao som, ao backstage da rádio e à garantia de que tudo o que vai para o ar tem qualidade”. Para o responsável, o curso “estimula muito as pessoas, principalmente as que estão mais ligadas a este tipo de áreas”.

As inscrições estão abertas até 31 de outubro, presencialmente na RUC, no edifício da Associação Académica de Coimbra. Os cursos têm a duração de cerca de um ano e incluem formação teórica e prática nos estúdios da RUC para formar novos locutores, jornalistas e técnicos de radiodifusão.