Rua da Sofia despediu-se do Sons da Cidade com a 9.ª Sinfonia de Beethoven

A organização do Sons da Cidade faz um "balanço muito positivo".

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
23 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A 9.ª edição do Sons da Cidade, com o tema "Olhares com Rosto", reuniu, entre os dias 14 e 19 de junho, culminando a 22 de junho, cerca de duas dezenas de iniciativas.

Exposições, visitas técnicas ou guiadas, espetáculos musicais e culturais, o festival que assinala a distinção da Universidade de Coimbra: Alta e Sofia como Património Mundial teve, em 2022, uma "edição muito participada e com eventos muito diversificados", garante o Vice-reitor para o Património, Edificado e Infraestruturas da Universidade de Coimbra (UC) e presidente da Associação RUAS - Recriar a Universidade de Coimbra: Alta e Sofia, Alfredo Dias.

De acordo com o responsável, o balanço do Sons da Cidade 2022 é "muito positivo". "O que queremos é que [as pessoas] sintam cada vez mais o património como seu", acrescenta Alfredo Dias.

Eis o que pode fazer:

O encerramento do Sons da Cidade 2022 aconteceu com um concerto na Rua da Sofia, pela mão da Orquestra Clássica do Centro. A proposta, que juntou algumas centenas de pessoas para uma noite diferente, foi a "9.ª Sinfonia em Ré Menor de Ludwig Van Beethoven Op.125 Coral". Com a Torre da Universidade como pano de fundo, o cair da noite foi celebrado em união com a cidade.

O espetáculo contou com a participação do maestro Sergio Alapont, da Orquestra Clássica do Centro, e dos Grupo e Ensemble Vocal Ad Libitum, Coro Essence Voices e Coro Coimbra Vocal, com as maestrinas Isilda Margarida e Carla Pais. A partitura original, recorde-se, integra a lista Memory Of The World.

O evento foi organizado pela Associação RUAS - Recriar a Universidade: Alta e Sofia, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra, com a parceria do Tribunal da Relação de Coimbra e do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra.

Saiba mais sobre o Sons da Cidade em www.uc.pt/sonsdacidade (programa completo aqui). Conheça o bem Património Mundial, Universidade de Coimbra: Alta e Sofia em https://worldheritage.uc.pt/pt/.