Queima 2024 já tem lema e cartaz: Coimbra de saudade, 125 anos para a eternidade

Já é conhecido o cartaz oficial e o lema para a edição de 2024 da Queima das Fitas. Festa dos estudantes realiza-se de 24 a 31 de maio, mas há mais de 60 atividades que arrancam já em abril.

Marta Costa
04 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“Coimbra não seria a mesma sem os seus estudantes e não seria a mesma sem a Queima das Fitas”. De acordo com o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC), para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, a edição de 2024 da Queima das Fitas vai ser “de celebração”.

No ano em que se assinalam os 125 anos da festa dos estudantes, a Comissão Organizadora apresentou o cartaz oficial, da autoria de Maria Saltão, vencedora do concurso "Cartaz Oficial Queima das Fitas".

O espaço À Capella acolheu ainda a apresentação dos planos desportivo, cultural e formativo dos pelouros da Queima das Fitas. Os programas de atividades foram apresentados pelos oito comissários, um por cada uma das faculdades da UC. O comissário para a representação institucional, João Velez, sublinhou que a festa “não é meramente o Cortejo dos Fitados, é um refúgio para todos nós”. De acordo com o estudante da Faculdade de Medicina da UC, a Queima das Fitas é também “história e é futuro”.

O lema para a festa dos estudantes foi também apresentado durante a sessão. "Coimbra de saudade, 125 anos para a eternidade" é a frase escolhida para a edição de 2024.

A Queima das Fitas acontece de 24 a 31 de maio, com a Serenata Monumental a iniciar a semana, a partir da meia-noite de 24 de maio. Para o programa de 2024 o Cortejo dos Fitados regressa ao domingo, acontecendo a 26 de maio. Durante a apresentação foi também revelado o tema do Baile de Gala das Faculdades, que se realiza a 21 de maio. Uma retrospetiva dos 125 anos de Queima das Fitas vai ocupar a decoração principal do evento.

Da programação cultural e tradicional, destaque também para o Cortejo dos Pequenitos, o Sarau de Gala ou a Benção das Pastas. Acrescem ainda atividades de cariz solidário, desportivo e outras, num total de mais de 60 iniciativas previstas.

Mais informações sobre a Queima das Fitas aqui.