Projeto PAS GRAS ambiciona diminuir obesidade e excesso de peso

O evento de lançamento do projeto internacional liderado pela Universidade de Coimbra decorreu no Colégio da Trindade a 29 de junho.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
29 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

O Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra recebeu a apresentação do projeto internacional “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”.

Financiado com 9.5 milhões de euros pela Comissão Europeia, através do programa Horizonte Europa, o projeto, coordenado pela UC, tem a longo prazo o objetivo “ambicioso” de “diminuir a prevalência da obesidade, não só na União Europeia, como noutros países do mundo”, revela o líder do projeto, vice-presidente e investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, Paulo Oliveira. “Há uma série de determinantes que não conhecemos totalmente” que contribuem para a obesidade, e que o PAS GRAS pretende identificar e combater. Diminuir em 15 por cento a obesidade nos adultos e em 30 por cento em crianças e adolescentes é a meta para 2050, admite Paulo Oliveira.

Eis o que pode fazer:

“Muito importante do ponto de vista clínico e do ponto de vista do tratamento” é a criação de um algoritmo, o RAT, Risk Assesment Toolbox, que é uma ferramenta personalizada de identificação e caracterização do risco de obesidade. Um tratamento que nos casos mais graves pode ser farmacológico e que leva a outros pontos de investigação do PAS GRAS.

Os investigadores vão também pegar em “componentes da dieta mediterrânica que podem ser eficazes no combate à obesidade e excesso de peso”. De acordo com Paulo Oliveira, um dos focos “são os cogumelos, um componente da dieta mediterrânica que não está muito estudado”. Uma mistura de ervas chamada Zatar, muito usada no Líbano, vai também ser explorada.

Arranjar estratégias para incentivar, “principalmente os jovens, a ter um estilo de vida saudável para evitar o uso excessivo de fármacos” são também objetivos, acrescenta o líder do projeto.

Com a participação de 16 parceiros de vários países europeus, o PAS GRAS vai intervir em cerca de 50 milhões de cidadãos dos 27 estados membros até 2035.

Saiba mais em noticias.uc.pt/artigos/uc-apresenta-quinta-feira-projeto-de-9-5-milhoes-de-euros-para-combater-a-obesidade-e-promover-estilos-de-vida-saudaveis/