Projeto da Universidade de Coimbra premiado no concurso de ideias Born from Knowledge 2021

O projeto "Pick yoUR bRain" venceu na categoria Saúde e Bem-estar.

MS
Milene Santos
28 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

Pick yoUR bRain

© DR

O projeto da Universidade de Coimbra (UC), "Pick yoUR bRain", foi um dos vencedores da edição 2021 do Concurso de ideias Born from Knowledge (BfK Ideas), na categoria Saúde e Bem-estar.

A plataforma ”Pick yoUR bRain” permite reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos direcionados para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, tais como Parkinson, Alzheimer. Esta plataforma, é baseada em algoritmos de Inteligência Artificial especialmente desenvolvidos para previsão de novos alvos terapêuticos e clarificação do mecanismo biológico da doença.

Os vencedores foram conhecidos numa cerimónia que teve lugar ontem, 27 de outubro, em Coimbra. No total foram distinguidos oito projetos, em diversas áreas, e que representam todo o país.

João Borga, membro do conselho de administração da Agência Nacional de Inovação (ANI) destacou o facto de este ser um “ano especial, não só porque estamos a sair de uma pandemia e a arrancar com a recuperação económica, mas porque conseguimos fazer duas edições do BfK Ideas e, ainda assim, apresentarmos projetos de qualidade, os quais antes mesmo de serem candidatos passaram por uma seleção rigorosa das instituições de ensino superior. Por isso, aqui estiveram os melhores projetos nascidos no ensino superior”.

As ideias de negócio distinguidas ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de três meses, também da responsabilidade da ANI. Estão previstas três edições - Norte, Centro e Alentejo - em que os participantes terão ao longo de três meses o acompanhamento próximo de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI, empresas, entre outros. O objetivo é capacitá-los de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.

O programa Born from Knowledge (BfK) Ideas é promovido pela Agência Nacional de Inovação e visa impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial.