Primeira edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa premeia estudante da UC

Tomás Nogueira venceu na categoria estudante com a peça "Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal fala à RUC" da Rádio Universidade de Coimbra.

09 maio, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Tomás Nogueira, estudante de Mestrado em Relações Internacionais da Faculdade de Economia e antigo estudante da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi um dos vencedores da Categoria Estudante da primeira edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa.

O estudante venceu com o peça “Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal fala à RUC” da Rádio Universidade de Coimbra (conheça a peça vencedora aqui).

Na mesma categoria, foram também vencedores Pedro Costa, Tiago Ramalho, Pedro Esteves e Paulo Costa, do @ComUM, Jornal informativo da Universidade do Minho, que venceram com a reportagem “O ‘bicho-papão’ não mora aqui”.

O anúncio aconteceu há momentos, a partir do NewsMuseum. Pode rever a atribuição dos prémios no vídeo seguinte:

Os prémios visam premiar artigos e reportagens escritos em português que abordem questões importantes a nível europeu ou promovam um melhor entendimento das instituições ou políticas da União Europeia.

O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa é atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus.

Fernando Marcos Barbosa Rodrigues de Sousa (16 de Fevereiro de 1949 – 9 de Outubro de 2014) foi um jornalista português especializado em assuntos europeus. Passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC, foi correspondente em Londres, na Alemanha e um dos primeiros correspondentes portugueses em Bruxelas.

Fernando de Sousa foi o jornalista português que acompanhou mais cimeiras europeias, tendo ainda coapresentado os programas “Europa XXI” e “Os Europeus”, transmitidos na SIC Notícias.