Prémios Semente: "uma rampa de lançamento para jovens investigadores"

Está a chegar a 5.ª edição do programa de financiamento Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
18 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

"É uma rampa de lançamento para jovens investigadores", considera o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para a Investigação, João Ramalho-Santos. Os Prémios Semente avançam para a 5.ª edição, mantendo a génese do projeto, a de financiar investigação interdisciplinar proposta por investigadores/as em início de carreira, isto é, até dez anos após a defesa do doutoramento.

"São cinco prémios que nós damos a cinco jovens investigadores doutorados há relativamente pouco tempo, no âmbito das cinco áreas estratégicas da UC", contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, explica o Vice-Reitor. Com o apoio do banco Santander, são atribuídos um total de 100 mil euros, 20 mil a cada vencedor, valor que "que já dá para arrancar com algumas atividades". O prémio "implica iniciar uma carreira como investigador independente" e assim serve "como semente para prémios futuros e para consolidar uma carreira que se prentede que seja muito boa e produtiva", acrescenta João Ramalho-Santos.

Eis o que pode fazer:

Dinamizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), com o apoio do Núcleo das Áreas Estratégicas da UC, os projetos a concurso "têm de ser interdisciplinares", alerta o Vice-Reitor, também diretor do IIIUC. "Não basta um investigador sozinho, mas sim uma equipa de investigadores de vários centros, formando uma abordagem holística a um determinado tema", explica.

As novidades desta 5.ª edição passam pela mundança de juri, que vai ser composto por personalidades externas à Universidade de Coimbra. Também há alterações aos critérios de avaliação que de seis passam a três. Resumindo, "pretende-se algo simples, claro, transparente e direto". Com boas expetativas para a nova edição dos Prémios Semente, são esperadas "muito boas candidaturas que sirvam de semente para outras ideias", conclui João Ramalho-Santos.

Até à data, foram financiados 19 projetos nas diferentes áreas estratégicas. Os dados das últimas quatro edições demonstram o potencial de colaboração dentro e fora da UC fomentado pelo concurso, com mais de 56% das equipas de candidatura a integrar cinco ou mais investigadores/as da UC, e mais de 40% das candidaturas a incluir a colaboração com parceiros externos.

O formulário de candidatura e regulamento estão disponíveis online. O programa Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar da UC em tem inscrições abertas até às 17 horas do dia 15 de fevereiro de 2024.