“Prémio Inovação em Saúde” distingue o projeto OncoSleep desenvolvido na Universidade de Coimbra
O OncoSleep foi distinguido com uma menção honrosa na categoria “Transformação Digital”
O projeto OncoSleep, desenvolvido por uma equipa de psicólogas clínicas, investigadoras e docentes do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), do Laboratório de Cronopsicologia e Sistemas Cognitivos (ChronCog) e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), foi distinguido com uma menção honrosa do “Prémio Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade” na categoria “Transformação Digital”.
Trata-se de uma intervenção psicológica digital para o tratamento da insónia destinada a sobreviventes de cancro, que já foi oferecida a mais de 140 pessoas. O programa OncoSleep baseia-se na Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insónia, tratamento de primeira-linha para esta perturbação. A intervenção digital inclui seis sessões autoguiadas e a monitorização e apoio clínico remoto de uma psicóloga clínica (https://doi.org/10.20344/amp.21094). O projeto contou com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (respetivamente, bolsa de doutoramento e bolsa de investigação Dr. Rocha Alves 2023/24).
A representar o OncoSleep, no passado dia 4 de dezembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), estiveram presentes na cerimónia Maria Inês Clara e Ana Allen Gomes. O júri, composto por Maria de Belém Roseira (Ex-Ministra da Saúde), João Eurico da Fonseca (Diretor da FMUL), Helena Freitas (Diretora-Geral Sanofi Portugal), Ricardo Constantino (Diretor da área da saúde da NTT DATA Portugal), Graça Freitas (Médica especialista em Saúde Pública e ex-Diretora Geral da Saúde), Eurico Castro Alves (Médico especialista em Cirurgia Geral e Coordenador do Plano de Emergência do SNS) e Nuno Sousa (Presidente AICIB - Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica), elegeu quatro projetos vencedores e três menções honrosas nas categorias Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Económica, Sustentabilidade Social e Sustentabilidade na Transformação Digital (https://www.medicina.ulisboa.pt/entrega-dos-premios-inovacao-em-saude-todos-pela-sustentabilidade).
O prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade” é uma iniciativa da FMUL, da Sanofi e da NTT DATA, que visa promover a sustentabilidade na área da saúde, fomentar a inovação em saúde sustentável, promover a introdução de tecnologias e processos inovadores na investigação e prática clínicas, reforçar a aproximação à academia e divulgar boas práticas.