Prémio Femina 2024 distingue investigadora da UC

Cristina Zhou, diretora executiva do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, vai receber a distinção "À Mulher do Mundo" na 14.ª edição dos Prémios Femina - Mulheres Notáveis.

MC
Marta Costa
21 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Cristina Zhou, diretora executiva do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Chineses (CASS-UC) e do Centro BFSU-UC de Estudos Sino-Lusófonos, foi distinguida com a categoria "À Mulher do Mundo". De acordo com a organização, o galardão pretende valorizar "Mulheres de nacionalidades extra Portuguesa e extra Lusófonas, pelo contributo, com o seu exemplo, em obras, conduta e estudo, a todas as Mulheres do Mundo".

"É um grande reconhecimento e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade", garante Cristina Zhou. De acordo com a investigadora, receber o Prémio Femina 2024 surge como um reforço para o trabalho que tem feito ao "estabelecer uma ponte entre a cultura portuguesa e a cultura chinesa" e que lhe dá "muito orgulho".

Na mesma edição são ainda distinguidas Madalena Marçal Grilo, Madalena Abecassis e Maria Inês Ramirez. A cerimónia de entrega do Prémio Femina 2024 acontece a 21 de maio, no Grémio Literário, em Lisboa.

Fundado por João Micael e tutelado pela Matriz Portuguesa - Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, o Prémio Femina vai já na 14.ª edição. O objetivo é "agraciar mulheres portuguesas, lusófonas e não portuguesas, que dignificam Portugal e a Lusofonia". Mais informações sobre o prémio em https://premio-femina8.webnode.pt/.