Partilhas de boas práticas e o futuro da Astronomia e Astrofísica em debate na UC

O XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica reúne cerca de 80 investigadores das áreas para debater investigação e o futuro.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

O encontro decorre entre 7 e 9 de setembro, com sessões no Departamento de Engenharia Química da FCTUC

© UC | Marta Costa

Cerca de 80 investigadores das áreas da Astronomia e Astrofísica encontram-se na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). O objetivo é refletir sobre os temas relacionados com as áreas, não apenas com a investigação feita. "É importante estarmos com um contacto mais próximo porque a tecnologia cresce muito à custa da astronomia e astrofísica e nós crescemos muito em função do que a tecnologia faz", conta o investigador da FCTUC, Nuno Peixinho. O XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA 2023) é uma iniciativa organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) em colaboração com a FCTUC e a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA).

"A investigação não existe sem as universidades e sem as entidades financiadoras", acrescentou o presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), Ricardo Conde. Ao apresentar algumas das preocupações e sucessos, o responsável afirmou querer "aumentar e fortalecer a comunidade". Uma "área de investigação nacional com um dos maiores impactos internacionais", defende Ricardo Conde, que viu no encontro nacional espaço também para a formação.

No terceiro dia do evento, a organização promove uma ação de formação de curta duração certificada que esgotou todas as vagas disponíveis. "Um sucesso", visto que os professores dos ensinos básico e secundário sentem a falta de formação na área. Para o futuro, é uma iniciativa ligada ao encontro que Nuno Peixinho garante que vai continuar.

Eis o que pode fazer:

Para ajudar e promover o desenvolvimento da área, o Vice-Reitor da UC para a Investigação João Ramalho-Santos, garante que têm sido desenvolvidas estratégias para "capacitar as pessoas", com uma "política para alcançar projetos europeus e conseguir financiamento". Destaca ainda a existência de uma área estratégica dedicada ao espaço [Digital, Indústria e Espaço] que apoia o desenvolvimento da investigação e não só.

O encontro serve ainda para partilhar boas práticas e debater sobre o futuro da área.

Mais informações sobre o evento aqui.