Os melhores do Desporto da Universidade de Coimbra subiram ao pódio da Gala Desporto UC

Atletas da UC foram distinguidos no Estádio Universitário de Coimbra na 3.ª edição do evento.

16 setembro, 2021≈ 6 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) foi distinguida com o Galardão da Gala de Desporto da Universidade de Coimbra. A distinção é, para o diretor, José Pedro Leitão Ferreira, “uma honra”. “É um dos desígnios da Faculdade promover o conhecimento na área do desporto”, referiu o responsável que prevê continuar a “parceria com o Desporto UC e dar todo o apoio aos estudantes atletas, dentro das nossas possibilidades”.

O galardão, que visa distinguir uma instituição e/ou personalidade que se tenha destacado pelo seu papel ativo e contributo em prol do desenvolvimento do Desporto na UC, foi o ponto alto da III Gala do Desporto da UC, que teve lugar no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra e reuniu a comunidade universitária, desde docentes, estudantes e atletas a federações desportivas e parceiros para celebrar o melhor do desporto da Universidade.

O evento serviu ainda para entregar os prémios Quadro de Mérito Desportivo da UC, referentes à época desportiva 2020/21, e distinguir, de forma simbólica os cinco estudantes-atletas que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2021 em Tóquio, Japão.

“Tenho um grande orgulho na Academia e nos estudantes”, admitiu o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “Não se atingem níveis de rendimento sem muito trabalho, sacrifício ou empenho”, acrescentou o responsável que, recordando o seu percurso desportivo, salientou “o valor do desporto para a formação de cada um”. De acordo com Amílcar Falcão, “esses valores vão acompanhar-vos ao longo da vida”.

O ano desportivo que se assinalou “não foi um ano simples”, começou por recordar o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Assunção. No entanto, e apesar das adversidades, “os estudantes da Academia foram exemplares”. “A UC e a AAC são um polo verdadeiramente único do desporto nacional”, acrescenta João Assunção.

Prémios Quadro de Mérito Desportivo da Universidade de Coimbra, referentes à época desportiva 2020/21:
FDUC
Francisca Cantante (Atletismo) – Medalha de ouro nas disciplinas de 1500m planos, 800m planos e Estafeta Medley
FMUC
André Silva (Basquetebol Masculino) – Medalha de ouro
André Alberto (Basquetebol Masculino) – Medalha de ouro
Irina Rodrigues (Atletismo) – Medalha de ouro na disciplina de Lançamento do Disco
Tomás Ferreira (Atletismo) – Medalha de ouro na disciplina de Salto em Comprimento
FCTUC
Alexandre Santos (Basquetebol Masculino) – Medalha de ouro
André Mendes (Basquetebol Masculino) – Medalha de ouro
Andreia Pingueiro (Atletismo) – Medalha de ouro na disciplina de Estafeta Medley
Beatriz Lamas (Canoagem) – Medalha de ouro em C1 500m e C2 500m
Gonçalo Barbosa (Basquetebol Masculino) – Medalha de ouro
Luísa Pereira (Atletismo) – Medalha de ouro em Estafeta Medley
Miguel Carminé (Basquetebol Masculino) – Medalha de ouro

Foram ainda apresentados os estudantes atletas do Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra nas modalidades de atletismo, badminton, canoagem, futebol, ginástica, judo, natação, ciclismo, remo e ténis de mesa.

Saiba mais sobre a Gala do Desporto UC em desporto.uc.pt

Marta Costa e Karine Paniza