Orphika 2023: Vida, Sentidos e Poesias na Praça

Quem passou pela Praça do Comércio de Coimbra no dia 18 à tarde assistiu a poesia lida, cantada e tocada por várias gerações.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
18 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

Vida, Sentidos e Poesias na Praça nasceu através de conversas de um grupo de amigos que queriam celebrar a poesia. Os formatos escolhidos foram vários. A ideia ganhou formas e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) não hesitou em avançar para a candidatura ao ciclo de música Orphika da Universidade de Coimbra (UC).

A APBC tem como “missão introduzir a cultura e a arte no âmbito do comércio”, explica Assunção Ataíde, presidente da associação. “Neste âmbito, surgiu um grupo de amigos que, no fundo, querem partilhar várias gerações de poesia e, então, vêm partilhar a poesia através da leitura, da declamação, da escrita, da canção”.

Para o efeito, foram chamados ao ‘palco’ diferentes vozes. O fadista Luís Travassos, o músico instrumentista e intérprete Alex Lima, o DJ Nuno Araújo, Alcides Saueia ou os estudantes produtores da Revista Baleia - Versos Vira-Latas.

“A ideia foi juntar pessoal como o meu pai que tem uma bagagem cultural e poética” com a “geração mais nova, que é o pessoal do Baleia”, sintetiza Fabiana Saueia, uma das organizadoras do espetáculo.

Eis o que pode fazer:

A Revista Baleia - Versos Vira-Latas também teve tempo de antena. Na sua quarta edição, a revista de poesia é produzida por um grupo de estudantes brasileiros da UC. “É uma forma de expressão extremamente genuína, que nasceu nas ruas da cidade”, diz Adolfo Caboclo, um dos poetas de serviço e também doutorando da UC.

Quem passou pela Praça do Comércio no sábado à tarde, dia 18, foi brindado com uma mescla de gerações e de expressões poéticas.

“Temos comércio aqui [na Baixa de Coimbra] e somos associados da APBC”, que “investe e acredita nas questões culturais”, declara Fabiana Saueia. “A ideia realmente saiu deste local, para que aqui seja feita essa mescla de gerações”.

Vida, Sentidos e Poesias na Praça

• Concerto • Música Erudita

• Praça do Comércio

“Vida, Sentidos e Poesias na Praça” é um convite irresistível para uma experiência única que transcende gerações. Neste evento inovador, a Praça do Comércio transformar-se-á num palco vibrante onde os diferentes ritmos musicais dos músicos Alex Lima, Luís Travassos e DJ Nuno se entrelaçam com a expressão poética de talentosos escritores, incluindo os poetas da “Revista Baleia: versos vira-latas” e de Alcides Assis Saueia. O evento celebra a diversidade artística e a riqueza das palavras, criando uma atmosfera inclusiva para todas as idades, ao formar uma fusão fascinante de sons contemporâneos e versos atemporais.

• Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra