Órgãos gerentes da AAC tomam posse com desejos de "uma casa solidificada"

Cesário Silva toma posse como presidente da Direção-geral a 14 de dezembro na Faculdade de Direito da UC.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
14 dezembro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Cesário Silva é estudante de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Foi cabeça de lista para a Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) nas eleições que tiveram lugar a 18 de novembro e toma agora posse como presidente, numa cerimónia marcada para 14 de dezembro, na Faculdade de Direito da UC.

"As espectativas que temos para o mandato são de conseguirmos criar uma ligação à casa inteira, em que todas as estruturas se conheçam entre elas", explica Cesário Silva. O novo presidente acredita que a pandemia criou um maior distanciamento, tanto entre estruturas quanto entre estudantes, mas espera ser capaz de "convergir e voltar a solidificar o que é a Associação Académia de Coimbra".

O dirigente estudantil defende, "acima de tudo, uma proximidade maior, não só com os estudantes, mas também entre as estruturas. Queremos que seja possível, dentro deste mandato, promover essa sinergia e aproximação, para que tudo corra da melhor forma".

Transparência é uma palavra chave para Cesário Silva que revela que "todo o projeto de mudança que se criou sempre teve como base a comunicação com os estudantes" e em saber "dar resposta aos problemas presentes". De acordo com dirigente estudantil, é importante " saber ouvir problemas que os estudantes vão encontrando e sermos capazes de encontrarmos soluções para esses problemas".

Para o futuro, o novo presidente afirma querer que a casa seja solidificada. "Cada vez mais tem-se notado uma repartição das várias estruturas de forma independente", lamenta. "A AAC tem que ser uma casa só e um símbolo forte que represente todos os estudantes da Universidade de Coimbra", acredita Cesário Silva.

A Lista V - Académica de Valores venceu as eleições com 4 074 votos, ou seja 51.08 por cento dos votos. Em segundo lugar na contagem ficou a Lista T - Tudo pela Académica, encabeçada por Pedro Marques Dias, com 3613 votos (45.30 por cento dos votos), seguindo-se a Lista P - Académica Presente, encabeçada por Ghyovana Carvalho com 289 votos (3.62 por cento dos votos).

O estudante Daniel Tadeu vai passar a presidir a Mesa da Assembleia Magna, que venceu os candidatos Mariana Pereira (Lista T) e Ricardo Lourenço (Lista P). As eleições, que tiveram lugar a 18 de novembro, contaram com a participação de 28.02 por centro dos estudantes, ou seja, 8 262 estudantes, de um universo de 29 481 votantes.

A cerimónia tem lugar no auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a partir das 18h30.