Obra inclusiva "Dom Plástico" apresentada no âmbito do Ciclo de Música Orphika

Dom Plástico é uma obra editada pela Imprensa da UC no âmbito do projeto Mãos que Cantam. Foi formalmente apresentado ao público no evento "Ver, ouvir e sentir música" organizado pela associação Ecos do Passado.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
29 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

"Só somos verdadeiramente inclusivos quando criamos ações para todos", afirmou a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados da Universidade de Coimbra (UC). De acordo com Cristina Albuquerque, "falar de inclusão e diversidade, é fácil. Mais difícil é desenvolver ações" para o promover. E o evento convergente do Ciclo Orphika “Ver, Ouvir e Sentir Música – Palestra e Ensaio Aberto à Diversidade” é uma dessas ações e "a UC não podia deixar de se associar a esta iniciativa", garantiu a Vice-Reitora.

Durante o evento, decorreu a apresentação do audiolivro/livro em Língua Gestual Portuguesa “Dom Plástico”, do projeto Mãos que Cantam. Conta Alexandre Dias Pereira que “o livro tem um papel nevrálgico - tem de chegar a todos e a cada um, como cada um o conseguir ler. E o áudiolivro permite que mais pessoas consigam "ler" o livro”. O diretor da Imprensa da UC, que edita a obra, acredita que, para além da aposta forte da Impresa "em usar o livro para chegar mais longe e a mais públicos", também “a mensagem deste livro é da maior atualidade - a sustentabilidade e a relação que temos hoje com o plástico", sublinha Alexandre Dias Pereira.

A apresentação decorreu no Salão Paroquial da Igreja de S. José, a 28 de novembro, paralelamente ao evento convergente "Ver, Ouvir e Sentir Música"- Palestra e Ensaio Aberto à Diversidade. A palestra contou com a participação do coordenador do Projeto Mãos que Cantam, o maestro Pedro Peixoto, e foi seguida pelo ensaio do Coro Sinfónico Inês de Castro, dirigido pelo maestro Artur Pinho Maria, em preparação para o concerto incluisvo "Missa de Glória", de 30 de novembro. Um espetáculo onde, de acordo com a presidente da Associação Ecos do Passado - Coro Sinfónico Inês de Castro, Maria do Rosário Pinheiro, "a música como linguagem universal significa que ninguém pode ficar para trás". "Há um compromissão de construção de um mundo mais inclusivo, mais atento, e de que nos orgulhamos cada vez mais", acrescentou a responsável.

Eis o que pode fazer:

O ciclo de música Orphika está "pensado para concertos mas também para eventos convergentes", revela o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão. Assim, com eventos dedicados à música e formação, em 2021 e, “de forma notável, foi aberto o espaço de reflexão à inclusão". A Universidade, ao aliar-se à Associação Ecos do Passado, mostra "uma preocupação em chegar às pessoas. Se todos ajudarmos um pouco, dá-se grandeza ao que conseguimos fazer", garante Delfim Leão.

O livro, que "aguardava o contexto acertado para ser apresentado", revela Delfim Leão, fica agora disponível gratuitamente para todos os interessados, estando disponível no catálogo da Imprensa da Universidade de Coimbra.

O programa completo do Ciclo de Música Orphika pode ser encontrado em https://www.uc.pt/cultura/orphika/

“Audio Livro” da obra Cuontas de la dona Tierra.

Dom Plástico | [Video]

Cuontas de la dona Tierra. [PDF]