Obra “Crónicas ao Acaso” apresentada no Exploratório Ciência Viva de Coimbra

13 janeiro, 2016≈ 2 mins de leitura

© Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Na próxima sexta-feira, dia 15 de janeiro, pelas 16h, no Exploratório Ciência Viva de Coimbra, Maria Laura Mendes apresenta a obra “Crónicas ao Acaso”, da autoria de J. J. Pedroso de Lima, e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

Na sua vasta maioria, as presentes crónicas são textos do autor, publicados no Diário as Beiras, durante os três últimos anos, e no seguimento de um acordo estabelecido entre este jornal e as Lojas de Saber / Exploratório CCVC.

João José Pedroso de Lima é Licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra (1957). Doutorado em Física pela Universidade de Manchester (1970), foi Professor Catedrático nas Faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e Medicina (FMUC) da Universidade de Coimbra. É Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Aveiro (2004) e Algarve (2011). Foi Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Física da FCTUC, Diretor do Serviço de Biofísica/Biomatemática da FMUC, Presidente do Conselho Diretivo do IBILI, membro do Conselho de Administração do AIBILI e Presidente do Conselho Científico da ESTESC. Foi o principal responsável pelo Projeto PET iniciado em 1994, financiado pelo programa Praxis XXI, que levou à criação do ICNAS, tendo sido o Presidente da Comissão Instaladora. Foram-lhe atribuídos 22 prémios científicos. É autor de 5 livros, coautor de 11 livros, tem mais de 300 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, foi conferencista convidado em mais de 60 reuniões nacionais e internacionais. A sua jubilação ocorreu em Setembro de 2004.