O crescimento da Engenharia Civil na UC em destaque nos 50 anos do DEC/FCTUC

Desde a fundação, o DEC/FCTUC formou já cerca de quatro mil diplomados.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
21 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

"Começou com um curso, hoje tem mais de vinte cursos. Começou sem laboratórios científicos, hoje tem laboratórios muito bem equipados e do melhor que existe ao nível nacional e internacional. Na investigação, a produção cientifica hoje é incomparável". A comemorar 50 anos de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra, o diretor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DEC/FCTUC), Rui Simões, destaca o crescimento que se tem vindo a verificar em todas as vertentes. Em 50 anos, "o departamento esteve sempre a crescer".

A Universidade de Coimbra assinalou os 50 anos do Departamento de Engenharia Civil com uma sessão comemorativa que juntou mais de duas centenas de atuais e antigos elementos da comunidade. A cerimónia, que teve lugar no Auditório Laginha Serafim e contou, entre outros, com a presença da ministra de Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da presidente da Ordem dos Engenheiros do Centro, Isabel Lança, foi "um dia para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelo DEC/FCTUC", referiu a vereadora da Câmara Municipal de Coimbra e docente no departamento, Ana Bastos.

Eis o que pode fazer:

Com cerca de quatro mil diplomados formados desde a fundação, o DEC/FCTUC "tem tido resultados extraordinários", recordou o Vice-Reitor da UC, Luís Simões da Silva. "A Engenharia Civil é essencial" para várias áreas do futuro, acrescentou o responsável pela área da Inovação e Empreendedorismo da UC, salientando o papel do Departamento de Engenharia Civil da UC.

Durante o dia foi ainda inaugurada a exposição fotográfica “50 anos – 50 momentos” e descerrada uma placa comemorativa da efeméride.

Saiba mais sobre a programação dos 50 anos de Engenharia Civil na FCTUC em https://noticias.uc.pt/artigos/engenharia-civil-da-universidade-de-coimbra-comemora-meio-seculo-de-existencia/