Novos professores catedráticos dão à UC “uma força coletiva maior”

Seis novos professores catedráticos tomaram posse na Sala do Senado a 13 de dezembro.

13 dezembro, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Ninguém se esquece do dia em que se torna professor catedrático”, afirmou o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, durante a cerimónia de tomada de posse dos seis novos professores catedráticos da UC. De acordo com o responsável, o cargo traz “novas responsabilidades, não só para si, mas para o coletivo”.

Mário Gomes Augusto, Álvaro Garrido, Maria Raquel Freire, Luís Dias (da Faculdade de Economia), Marília Pascoal Curado (da Faculdade de Ciências e Tecnologia) e Carmen Soares (da Faculdade de Letras) aceitaram o desafio de “fazer mais e melhor” na Sala do Senado. São agora 166 os professores catedráticos da Universidade de Coimbra. “É com muito agrado que vejo aumentar o número”, continua Amílcar Falcão. “Dão-nos uma força coletiva maior e esta é fundamental para que a instituição se mova com mais qualidade”, sublinhou.

Da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Mário Gomes Augusto referiu o “assumir o compromisso com grande honra” na “grande universidade à qual me orgulho de pertencer”. O docente lembrou que foi na UC “que comecei a ensinar, mas sobretudo a aprender”.

Álvaro Garrido referiu a “honra e responsabilidade” que é ser professor catedrático. O docente defendeu o papel “de ajudar [os alunos] a pensar sobre uma ampla variedade de temas”. Por sua vez, Raquel Freire assumiu que é um “reconhecimento de um percurso académico” ao mesmo tempo que a tomada de posse dos novos professores catedráticos “dá à FEUC um novo fôlego e um novo alento”.

“Contem comigo para caminhar convosco”. Luís Cândido Dias tomou também posse com “humildade, gratidão, esperança e responsabilidade”. O docente da FEUC considera que “só se pode dizer que [um professor catedrático] tem êxito, se for coletivo”.

Foi com um discurso mais pessoal que Marília Curado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra tomou posse. Mostrando-se “disponível para contribuir para o ecossistema da UC”, a docente afirmou “trabalhar para melhorar interfaces, agilizar sistemas e envolver pessoas”.

“O Reitor da UC dá-me, em troca de uma promessa de compromisso e zelo, asas e uma varinha de condão”, afirmou Carmen Soares, da Faculdade de Letras da UC. Recém-empossada professora catedrática, lembrou que “ensinar é aprender todos os dias” e que espera continuar “a ver, nos vossos olhos, o brilho que os meus tinham quando estava desse lado”.

Veja aqui algumas fotos do evento:

Tomada de posse de seis professores catedráticos da UC

Marta Costa