Novo diretor da FCTUC quer "escola de ensino, investigação e inovação de excelência"

Edmundo Monteiro foi eleito diretor da FCTUC para o biénio 2023-2025, em Assembleia de Faculdade, a 12 de janeiro. O Professor Catedrático de Engenharia Informática sucede a Paulo Oliveira.

Mv
Maria Cano e Marta Costa (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
08 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC) recebeu a cerimónia de tomada de posse do Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), Edmundo Monteiro. O docente de Engenharia Informática apresentou a visão para a maior faculdade da Universidade e os compromissos necessários para a alcançar.

Para Edmundo Monteiro, o futuro da FCTUC passa pela “criação de uma escola de ensino, investigação e inovação de excelência”. O diretor da Faculdade garante que esta “é condição necessária para desenvolver na região um ecossistema de inovação com carácter disruptivo e transformador”.

O “porta-aviões” da UC, como brincou Edmundo Monteiro, apresenta hoje “muitas áreas de excelência, mas um nível de qualidade variável, nomeadamente ao nível da atratividade e do sucesso escolar”. O diretor empossado garante que a missão passa agora por “fazer um esforço de harmonização, criar sinergias entre departamentos e centros de investigação".

Sendo a FCTUC “importante para a Universidade como um todo”, o Reitor da UC reforçou a ideia de que é necessário ter “uma FCTUC forte”. De acordo com Amílcar Falcão, há muitos desafios internos que a faculdade deve enfrentar, mas “tem de estar toda ela unida e forte”.

A acompanhar Edmundo Monteiro na direção da FCTUC vão estar os docentes Luís Godinho, com o pelouro das infraestruturas e edificado, Paula Veríssimo, com os serviços académicos, pedagógicos, oferta formativa e qualidade e Sandra carvalho, com o pelouro da investigação, inovação e transferência de tecnologia.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: