Noite Europeia dos Investigadores está de volta a Coimbra

Com o tema "Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão", a NEI vai ter lugar a 30 de setembro.

iU
iii UC
21 setembro, 2022≈ 7 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) coordena mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) na cidade de Coimbra. Com o tema "Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão", investigadores da UC vão participar em diversas atividades de comunicação de ciência, para todas as idades. A Rota de Ciência, evento central da NEI, que acontece dia 30 de setembro, 17h-00h, promete animar a Baixa de Coimbra com um programa diversificado de ciência e cultura.

“Este é um evento que coloca Coimbra no mapa das cidades europeias que promovem a investigação científica desenvolvida nos seus centros de investigação junto do público em geral", destaca a Vice-Reitora e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, Cláudia Cavadas. "Esta iniciativa sublinha a estratégia da Universidade de Coimbra na divulgação da investigação científica desenvolvida na UC nas mais variadas áreas, contribuindo para a literacia científica, aproximando os investigadores e as investigadoras da sociedade. Por outro lado, este evento reforça e promove o desenvolvimento das capacidades de comunicação de ciência da comunidade científica, contribuindo para que a ciência seja mais bem compreendida por toda a população”, refere a também investigadora.

Para o Presidente da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, parceira do evento, Assunção Ataíde, a "parceria tem sido um desafio constante para a cidade, tanto junto dos cidadãos, como dos próprios comerciantes, pois a troca de experiências entre estas comunidades tem sido muito benéfica para todos". "O encontro entre a Ciência/Investigação e as Empresas Comerciais, tem sido uma forma de enriquecimento mútuo e um caminho de excelência para todos. Não só desmistificamos a complexidade do cientista, como também dignificamos o diálogo entre a ciência e o cidadão", destaca o responsável.

Para além da Rota de Ciência, o programa da Noite Europeia dos Investigadores de Coimbra terá várias iniciativas antes e depois, tais como:

Sexta da Ciência, decorre dia 23 de setembro com a apresentação de dois Mini-Shows de Ciência no Largo da Portagem (16h00) e Praça 8 de maio (18h00), levantando o véu daquilo que podem ver na Rota da Ciência, no dia 30 de setembro.

Dia Aberto Digital apresenta diversas atividades online para escolas de todo o país, incluindo duas atividades promovidas por investigadores da UC. Esta atividade realiza-se a 27 de setembro. As instituições interessadas podem inscrever-se e ter acesso ao programa em noitedosinvestigadores.org.

PubhD Coimbra, iniciativa paralela que consiste na apresentação de projetos de doutoramento por três estudantes da UC num ambiente informal de um bar. Esta iniciativa terá lugar dia 29 de setembro, no Liquidâmbar, às 22h.

Science Battle é uma competição em que investigadores são desafiados a responder a questões do público com rigor científico. Esta competição é realizada pelos membros da European Campus of City Universities (EC2U) Alliance. A UC, como membro desta aliança, recebe e organiza esta competição, que tem lugar no Colégio da Trindade, às 14h00, no dia 30 de setembro. Mais informações aqui (https://ec2u.eu/join-the-2nd-edition-of-the-science-battle/).

Também a 30 de setembro, a Rota de Ciência da NEI inclui mais de 60 pontos espalhados desde o Largo da Portagem à Rua da Sofia. Neste percurso investigadores vão dinamizar atividades hands-on, jogos, desafios, experiências e muito mais, entre as 17h e a 00h, sempre associados a lojistas e comerciantes da Baixa de Coimbra. Ainda nesta rota acontece um BioBlitz, que tem como objetivo envolver o público em geral na recolha de dados úteis para a ciência e conservação da natureza. Para guiar os visitantes nesta rota, conhecer os locais, atividades, investigadores envolvidos e parceiros associados, vai estar disponível uma web app que reúne toda esta informação.

Já após a NEI, o filme "Febre das partículas: 10 anos do Bosão de Higgs", que mostra o dia-a-dia do CERN na busca da "Partícula de Deus”, vai estar em exibição no TAGV, a 3 de outubro, às 21h00, com entrada gratuita. Trata-se de uma colaboração com o TAGV e o LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Researchers@Schools, estudantes de Escolas da Região de Coimbra desenvolvem, em conjunto os/as investigadores da UC, pequenos projetos de investigação em tópicos relacionados com a Inclusão e/ou Sustentabilidade. Os projetos são apresentados na Rota de Ciência. Esta atividade decorre durante todo o ano letivo 2022/2023.

ScieverTalks, conversas descontraídas com investigadores da Universidade de Coimbra, promovidas pelo iiiUC e com apoio do Rómulo de Carvalho, para estudantes das Universidades Sénior da região de Coimbra. Nestas conversas serão abordados temas relevantes da investigação feita na UC, como Envelhecimento Saudável, Sustentabilidade, Igualdade e Diversidade. Estas conversas decorrem entre os meses de outubro e novembro.

A edição 2022 da Noite Europeia dos Investigadores em Coimbra é coordenada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, como parte integrante de um consórcio nacional com Évora, Lisboa e Braga. Com o propósito de promover a sensibilização e o envolvimento da população na Ciência, atividades com diferentes tipologias e para diversos públicos são dinamizadas por mais de 60 grupos de investigação, envolvendo 400 investigadores, 50 estudantes de doutoramento/voluntários, de mais de 30 unidades de Investigação & Desenvolvimento e outras instituições e associações que colaboram com a UC. A Rota de Ciência da NEI é promovida em estreita colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra e apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Toda a informação sobre as iniciativas dinamizadas pela UC está disponível em https://www.uc.pt/iii/nei/.