Museu de Arte Antiga acolhe exposição sobre Josefa de Óbidos

14 maio, 2015≈ 3 mins de leitura

© FBA | João Margalha

A Universidade de Coimbra está entre as diversas instituições nacionais e internacionais a ceder peças para a exposição “Josefa de Óbidos e a Invenção do Barroco Português”. A exposição vai estar patente ao público, a partir de 16 de maio, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e conta com mais de 130 peças de pintura, escultura e artes decorativas.

Entre as peças cedidas pela UC, destaca-se a imagem de Santa Catarina da Capela da Universidade de Coimbra, de Frei Cipriano da Cruz, obra importante para o estudo do Barroco em Portugal.

Na entrada da exposição vai ainda estar uma reprodução da pintura do teto da Sala do Exame Privado da Universidade e Coimbra, idealizada pelo pintor José Ferreira Araújo no início do século XVIII.

A pintora Josefa de Ayala Figueira – mais conhecida por Josefa de Óbidos – nasceu em 1630, em Sevilha, Espanha, e deixou a sua marca na história da Universidade de Coimbra. A autora fez uma interpretação da figura feminina de Minerva que ilustra os Estatutos Universitário de 1653. Trata-se de gravura alegórica representando uma figura feminina em corpo inteiro sentada, personificando a Sabedoria, com coroa real na cabeça sustentando sobre o joelho direito um livro aberto onde se lê a Insignia da Universidade “Per me reges regnant et legum conditores justa deceru[n]t”. Na mão direita sustenta um bastão encimado por pequena esfera armilar. Como motivos alegóricos vários livros sobre um dos quais se vê um mocho.

Mais informações no site oficial do Museu Nacional de Arte Antiga.

Josefa_de_Óbidos_-_Insígnia_da_Universidade_de_Coimbra

Gravura de Josefa de Óbidos na publicação Estatutos da Universidade de Coimbra em 1653.