Mulheres da UC na Ciência: Dulce Lopes

Dulce Lopes é docente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, investigadora do Instituto Jurídico da FDUC e do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20).

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
02 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Começou o seu percurso académico na licenciatura de Direito, seguindo o conselho do pai. Dulce Lopes admite ter sido motivada pelas saídas profissionais do curso, mas cedo “despertou o gosto que tinha e que saiu reforçado“ pelo direito. As notas altas que tirou na licenciatura permitiram iniciar carreira como docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). A investigação surge a par e, desde então, Dulce Lopes colabora com o Instituto Jurídico da FDUC e com o Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20).

“Eu gosto de temas que atravessam várias áreas”, conta a investigadora, “o que me permite cruzar algumas fronteiras tradicionais do direito”. Dulce Lopes tem trabalhado nos domínios do direito administrativo, direito da União Europeia e direito internacional privado, os quais tem tentado unir de forma "proveitosa". Atualmente, está envolvida em estudos com temáticas tão díspares como florestas, “em especial sobre incêndios florestais”, mediação em assuntos marítimos, e lidera ainda o projeto "Horizonte Europa", que aborda “a participação cívica na União Europeia”.

Ao longo da sua carreira, Dulce Lopes tem mostrado a relevância do direito “para o entendimento e solução dos atuais desafios societais”. “O direito está em todo o lado” e “regula praticamente todas as áreas da vida social”, defende.

Dulce Lopes é Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Membro do Conselho Coordenador e Investigadora Integrada do Instituto Jurídico da UC, bem como Investigadora Colaboradora do CEIS20.

Foi docente convidada da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lille, França; Assistente na Presidência do Conselho de Ministros e no Parlamento Europeu e Diretora de Estudos em inglês no Curso de Haia de Direito Internacional Privado (2018).