Mulheres da UC na Ciência: Carmen Soares

Carmen Soares é investigadora e coordenadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. É a convidada de julho da rubrica Mulheres da UC na Ciência.

Ana Bartolomeu
Marta Costa
03 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Por sugestão da irmã, ingressou na licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa na Universidade de Coimbra (UC). “Foi uma aposta muito boa”, considera hoje Carmen Soares. “Era um desafio iniciar duas línguas completamente misteriosas, o latim e o grego, o que me motivou imenso”. O espírito matemático que, para “quem conhece as línguas clássicas, sabe que essa exigência também está lá”, levou a que a escolha pelos Estudos Clássicos se convertesse “facilmente numa vocação”.

Carmen Soares é professora catedrática da Faculdade de Letras da UC (FLUC) e é investigadora e coordenadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. O trabalho que desenvolve na área do património alimentar levou-a à presidência do Conselho Científico do Instituto Europeu de História e Culturas da Alimentação (IEHCA), para um mandato de seis anos (2023-2028).

O interesse pela área surgiu quando a FLUC abriu o mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade. Carmen Soares teve de “explorar o que existia só em embrião”. A forma como “as pessoas convivem à mesa” e as relações simbólicas que se estabelecem com o alimento, tais como “o alimento como dádiva ou o alimento como conforto”, são algumas das questões em estudo. “Nós fazemos ciência em todos os domínios do conhecimento”, defende a investigadora, e o património alimentar “é uma área absolutamente nova numa análise científica”.

Eis o que pode fazer:

Carmen Soares licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1993), instituição onde obteve os graus de mestre em Estudos Clássicos (1996) e de doutora em Letras, na especialidade de Literatura Grega (2001). Com provas de Agregação em Mundo Antigo, sobe à categoria de Professora Catedrática em 2019.

Quase a completar três décadas de ensino e investigação na UC, tem por áreas preferenciais de ensino, investigação e publicação as Culturas, Literaturas e Línguas Clássicas, a História da Grécia Antiga e a História da Alimentação e da Dietética Antiga e Portuguesa.

Com cerca de 200 títulos publicados, tem orientado dezenas de estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

Desempenha vários cargos de liderança científica. Enquanto Coordenadora Científica do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, gere uma equipa de cerca de 140 investigadores, com intensa produção editorial, organizados em 10 projetos, financiados tanto por fundos nacionais como europeus. Foi-lhe recentemente confiada a presidência do Conselho Científico do Instituto Europeu de História e Culturas da Alimentação. Pela primeira vez o cargo é exercido por uma cidadã estrangeira, em reconhecimento do dinamismo que tem imprimido aos Estudos do Património, História e Culturas da Alimentação.

Depois de ter criado o doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, na FLUC, e o curso de pós-graduação em Património Alimentar & Desenvolvimento do Território (ministrado no Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça), funda e assume o cargo de Diretora Principal da primeira revista publicada em Portugal nesta área de especialização (DIAITA: Food&Heritage). Está, desde 2012, à frente da Rede transnacional Luso-brasileira DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia.