Mimesis 2024: Madfulness - Em Busca do Grito Interior

A Sala B do TAGV recebe as oficinas que pretendem ajudar a promover o diálogo e combater o estigma da doença mental.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
03 junho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Madfulness é "uma proposta de oficina de apresentação do trabalho realizado pelo Grupo de Teatro Terapêutico (GTT) do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, onde, através da arte, nomeadamente do teatro, se trabalham questões terapêuticas com os utentes/atores", conta André Carvalho, encenador do GTT.

Para o Ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra - Mimesis, a proposta foi trazer, durante dois dias, duas oficinas distintas. Aqui, André Carvalho explica que o GTT veio "mostrar técnicas, dinâmicas e jogos em que se exploram dimensões terapêuticas, psicológicas e artísticas".

A formação é uma "maneira de promover o diálogo", acrescenta. O encenador adianta ainda que o objetivo passa por ajudar a "promover a clarificação da saúde e da doença mental e combater o estigma associado à doença mental". Para esta edição do Mimesis, em vez de trazer uma cena de um espetáculo, decidiram trazer "algo mais prático, que fomenta a participação ativa".

A Sala B do Teatro Académico de Gil Vicente, junto ao Centro Cultural Dom Dinis, recebe as sessões. A primeira decorreu a 3 de junho, e a segunda acontece na terça-feira, 4 de junho, das 10 às 13 horas. Aconselha-se a inscrição prévia, através de email.

Saiba mais sobre a 5.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis aqui.

Teatro | Madfulness - Em Busca do Grito Interior


Organização: Resina Teatro, CRL

Local: Sala B - TAGV

Madfulness é o resultado de uma parceria entre a cooperativa Resina Teatro e o Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos (Lisboa). A ação teve como ponto de partida a enorme necessidade que todos sentimos de olharmos de diferentes perspetivas para a Saúde Mental/ Doença Mental. É uma realidade que naturalmente traz alguma ambiguidade, dúvidas, resistências ou até compaixão. Talvez porque estamos cada vez mais expostos ou porque o nosso mundo se tornou mais exigente e diversificado, o acesso à informação, tão maravilhosamente fácil para tantas pessoas, cria também alguns problemas de confiança, de complexidade ou de especialização. Os objetivos desta iniciativa são promover o encontro entre pessoas, construir um diálogo sobre saúde e doença mental, desafiar os mitos e os preconceitos, desenvolver a expressão e a sensibilidade ao outro, promovendo a compreensão e o respeito pela individualidade. As estratégias e metodologias que usaremos cruzam dimensões sociológicas, psicológicas e terapêuticas, sempre através do teatro, criando uma oportunidade para os participantes encontrarem e expressarem o seu grito interior e vivenciarem o momento, o agora.

Inscrições por email: produção.gtt@gmail.com

Partilhe