Mimesis 2024: A MESA, um lugar onde...

A peça decorre a 15 de maio, às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

MC
Maria Cano
14 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© DR

“A MESA, um lugar onde...” é o teatro que a CTB - Companhia de Teatro de Braga traz para o primeiro dia da 5.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis.

Trazem-se para cima da mesa realidades, memórias e identidades culturais diferentes para mostrar que, no fundo, tal como na canção de Rui Veloso, “muito mais é o que nos une/que aquilo que nos separa”. O diretor da CTB, Rui Madeira, refere que a ideia do espetáculo é “mostrar que, por mais diferenças que possam existir, as pessoas têm muito mais em que se aproximar do que na recusa sobre o outro”.

A peça “surge porque na companhia temos um ator moçambicano, Rogério Boane, e uma atriz da Sardenha, Valentina Picciau. Os dois têm características particulares e entendemos que era uma boa possibilidade" trazer "uma reflexão sobre o confronto das identidades”, explica Rui Madeira.

Repetentes na participação do Mimesis, e com passagens frequentes por Coimbra, o diretor da CTB elogia o trabalho feito pela Universidade de Coimbra na área da cultura. “Reconhecemos o excelentíssimo trabalho e a preocupação cultural que a Reitoria faz não só no programa Mimesis, mas ao longo do ano, em vários projetos”.

O teatro "A MESA, um lugar onde..." tem lugar a 15 de maio, às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

Saiba mais sobre a 5.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis aqui.

Teatro | A MESA, um lugar onde...


Organização: CTB — Companhia de Teatro de Braga, CRL

Local: TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

A Mesa é um lugar mítico que conservamos na memória e para o qual nunca viajamos. Chegamos lá e pronto! Não por ela, mas por tudo aquilo que nos provoca, estimula e faz viver. É um Lugar de viagem e reencontro. Com outros e, por vezes, com nós mesmos. A mesa apazigua e potencia o crime e o amor, consoante o momento. Não conseguimos definir em quantas mesas nos sentamos, mas seremos capazes de verbalizar memórias de uma vida, estados de alma, ideias, reflexões, sentimentos, declarações definitivas, nascidas ali. A Mesa é imprescindível na nossa existência e afirmação. Passamos por mesas como libélula por nenúfar. E continuamos a voar. Importa o tamanho da mesa, onde está, quantas pessoas nela cabem… ou se queremos mesmo “chegar” mais uma cadeira, como importa a circunstância. À Mesa somos efectivamente mais NÓS. Sentemo-nos então e partilhemos este pedaço de tempo, de nós.

Bilhetes Disponíveis na Bilheteira do TAGV

Bilhete Normal: 7.5€ Bilhete c/Descontos TAGV - 5€

Para maiores de 12 anos

Partilhe