MIA-Portugal coorganiza simpósio «Células estaminais no Envelhecimento e Metabolismo»

As inscrições decorrem até 18 de março.

MP
MIA Portugal
23 fevereiro, 2022≈ 3 mins de leitura

A Aliança para o Envelhecimento Saudável (AHA - Alliance for Healthy Ageing) e o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) organizam um mini-simpósio dedicado ao tema das células estaminais no envelhecimento e metabolismo.

O evento científico, intitulado «Stem cells in Aging and Metabolism», decorrerá no Hotel Dona Inês, em Coimbra, no dia 4 de abril. As inscrições decorrem até 18 de março e estão limitadas à capacidade da sala. Mais informações e registo em: https://www.uc.pt/mia/mia-portugal-ageing-spring-school/programme/#4th-april.

O evento reúne cientistas conceituados e líderes de centros de investigação na Europa e nos Estados Unidos para proporcionar um debate aprofundado sobre o tema. Paul Robbins - diretor do Institute on the Biology of Aging and Metabolism (University of Minnesota); Moustapha Kassem - University of Southern Denmark; Eugene Berezikov – ERIBA – European Research Institute for the Biology of Ageing (University of Groningen) e Laura Greaves - Newcastle University, juntam-se a líderes de grupos de investigação da Universidade de Coimbra (UC) para debater as possibilidades terapêuticas das células estaminais nas doenças associadas ao envelhecimento.

O simpósio «Stem cells in Aging and Metabolism» precede o MIA Portugal Spring School, que, de 4 a 8 de abril, reunirá em Coimbra jovens cientistas portugueses e estrangeiros, com currículos promissores. Esta Escola de Primavera é um programa de formação intensivo organizado pelo MIA-Portugal, liderado pela UC, e contará com especialistas da Mayo Clinic, University of Minnesota, ERIBA, Newcastle University, e investigadores da UC com atividade consolidada na biologia do envelhecimento.

MIA-Portugal é o primeiro centro de investigação do sul da Europa dedicado ao estudo das bases biológicas e moleculares do envelhecimento. O Instituto resulta de uma parceria europeia, liderada pela Universidade de Coimbra, e onde participam a University of Newcastle (UNEW, UK), o University Medical Center Groningen (UMCG, NL) e o Instituto Pedro Nunes – IPN, com o apoio da Mayo Clinics (USA) e da University of Copenhagen (DK).

Partilhe